Dica de redação para o Enem? Conheça a Dissertação Expositiva!

A dissertação expositiva tem o objetivo de expor, explicar ou interpretar ideias de forma imparcial e impessoal, usando para isto sua natureza, características, desdobramentos de conceitos, entre outros

Dica de redação para o Enem? Conheça a Dissertação Expositiva!   Artigos Cursos UOV

 

A dissertação expositiva tem, como a própria palavra diz, o objetivo de expor, explicar ou interpretar ideias. Não há intenção de defender ou combater ideias. É uma exposição mais imparcial e impessoal no qual o autor identifica e relaciona fenômenos, explicando sua natureza, características, desdobramentos de conceitos, entre outros.

“Geralmente, nestes textos, o autor apresenta como verdade o que expõe e, para comprovar o que diz, usa exemplos, gráficos, imagens e outros recursos para facilitar a compreensão”, afirma Gamali Rodrigues Gomide, Professora, Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Ubá e especialização em Letras pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Linguística e Redação.

São muito usados em livros didáticos e em algumas revistas especializadas, pois têm como objetivo ensinar e esclarecer. Veja um bom exemplo de dissertação expositiva abaixo:


“A superfície do corpo humano, com aproximadamente dois metros quadrados de extensão é, poderíamos dizer, o maior órgão sexual do homem. Mais do que simplesmente um dos sentidos, o tato é a resultante de muitos ingredientes: sensibilidades superficiais (epidérmicas e dérmicas) profundas – como a proprioceptiva, ligada a movimento – vontade de explorar e atividade motora, emoções, memória, imaginação.

Existem cerca de cinco milhões de receptores do tato na pele – as pontas dos dedos tem uns 3 mil que enviam impulsos nervosos ao cérebro através da medula. O tato é provavelmente o mais primitivo dos sentidos. É a mais elementar, talvez a mais predominante experiência do ser humano, mesmo naquele que ainda não chegou a nascer. O bebê explora o mundo pelo tato. Assim, descobre onde termina seu corpo e onde começa o mundo exterior. Esse sentido é seu primeiro guia”.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Dica de redação para o Enem? Conheça a estrutura da dissertação!
Quer passar em concursos? Aprenda a relaxar e relaxe!


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online UOV, da área Vestibular e Concurso.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você