Dica de redação para o Enem? Conheça a estrutura da dissertação!

Todos os tipos de dissertação (expositiva, injuntiva e argumentativa) têm a mesma estrutura, ou seja, título, introdução, desenvolvimento e conclusão

Dica de redação para o Enem? Conheça a estrutura da dissertação!   Artigos Cursos UOV

 

Todos os tipos de dissertação (expositiva, injuntiva e argumentativa) têm a mesma estrutura, ou seja, título, introdução, desenvolvimento e conclusão. O título é a mola propulsora do texto. Ele deve ser bem pensado, sugestivo. O ideal, ao escrever, é iniciar com um título provisório; à medida que vamos escrevendo, novas ideias vão surgindo e se desenvolvendo e, ao término, termos uma visão mais completa e um título mais interessante e inteligente pode se delinear.

Uma observação, no entanto, devemos fazer: procure saber se, na redação do exame que vai prestar, é para colocar título. Em muitos concursos e vestibulares é solicitado que se coloque título, em outros, pelo contrário, exigem que não se coloque. Geralmente, na proposta da redação, já vem explicando se é para dar um título ou não ao texto. Na dúvida, examine as redações dos concursos anteriores. A internet é uma fonte inesgotável de pesquisa.

“O título de uma dissertação deve ser curto: duas ou três palavras, inciadas com letra maiúscula, exceto as conjunções, preposições, contrações e artigos não-iniciais. Não coloque ponto final após o título, não o sublinhe e nem use aspas”, afirma Gamali Rodrigues Gomide, Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Ubá e especialização em Letras pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Linguística e Redação.

E o que dizer sobre a introdução? Pois bem, o texto introdutório, também conhecido como tese, delimita o tema e apresenta o argumento. O tema é a exposição do assunto, a apresentação inicial. É também um convite à leitura. É o momento de encantar e seduzir o leitor. Segundo Capitaint, “A introdução deve conter todas as noções necessárias para poder entrar, em seguida, no coração do assunto”. O tom deve ser solene, enfático, é um parágrafo e como tal é estruturado em partes com as seguintes funções:


- apresentar a ideia geral;
- situar o tema no tempo e no espeço;
- motivar a leitura (seduzir o leitor); e
- apresentar as ideias e anunciar o plano.

Você pode iniciar o seu texto de várias formas:


- com uma retrospectiva histórica, explicando a origem da questão ou fazendo uma comparação;
- apresentando dados estatísticos;
- fazendo uma afirmação;
- fazendo uma ou mais perguntas;
- com uma citação;
- com uma definição;
- enumerando fatos;
- com uma breve narrativa, mas cuidando para não se entusiasmar e sua dissertação virar uma narração; e
- contestando uma ideia conhecida.

São muitas as possibilidades, mas o ideal é que no tópico frasal, isto é, logo no início do parágrafo introdutório, o tema já seja apresentado.

Em seguida à introdução vem o desenvolvimento, o corpo do texto, onde os argumentos são desenvolvidos. Observe que, na maioria dos textos, os argumentos já foram apresentados na introdução, mas é, no desenvolvimento, que eles serão melhor explicados. Numa redação para exame seletivo, o ideal é um texto escrito em cinco ou seis parágrafos. Uma parágrafo para a introdução, três ou quatro para o desenvolvimento e um para a conclusão.

É importante ter em mente que, em uma redação tão pequena como a solicitada nos exames, é preciso cuidado para manter o foco e não introduzir várias ideias, pois o seu texto poderá ficar confuso e superficial. Em cada parágrafo deve ser abordado um só assunto, isto é, um só argumento. Lembre-se que cada parágrafo é como se fosse uma pequena redação. Deve apresentar a ideia completa, com princípio, meio e fim, mas as orações e os parágrafos devem ser ligados, num encadeamento lógico, por elementos de coesão. Sem eles, a redação é uma sequência de parágrafos soltos.

A conclusão de uma redação é quase sempre feita em um só parágrafo, no qual você pode retomar a ideia principal, dando ênfase ao seu ponto de vista. Pode fazer uma síntese de tudo o que foi apresentado no texto. Pode, também, apresentar sugestões para solucionar as questões expostas no desenvolvimento, apelando para a consciência geral. Pode iniciar a conclusão com uma oração coordenativa conclusiva, usando uma conjunção coordenativa: logo, pois, por isso, portanto, por conseguinte, então.

Resumindo:


- A introdução apresenta e caracteriza o fato.
- O desenvolvimento apresenta e analisa as ideias relacionadas ao fato.
- Após apresentar e comprovar sua ideias, o autor faz a conclusão, reafirmando sua tese inicial ou apontando soluções.

 

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online UOV da área Vestibular e Concurso.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você