Dicas para se sair bem em redações

Dicas simples podem ajudar na hora de fazer a sua redação

Aluno fazendo prova

A redação sempre foi decisiva em provas, concursos e vestibulares. E é quase unânime o medo que os candidatos têm de enfrentá-la, dada a sua importância. Muitos justificam que não têm a prática da escrita, enquanto outros alegam dificuldade em organizar o seu texto.

Gamali Rodrigues Gomide, professora do Curso Online Redação para Vestibular e Concurso, orienta que “para começar a escrever é preciso, primeiro, saber o que escrever e para que escrever. Em segundo lugar, é importante saber qual é a modalidade textual e qual é o tipo de linguagem a ser usada.”.

Então, para você que está pensando em participar de algum exame que peça uma redação, fique de olho nas nossas dicas:


1- Informe-se


Os exames atuais costumam cobrar temas que estão em vogue, isto é, temas atuais e que geram discussões. Portanto, estar informado e atento ao que acontece no Brasil e no mundo é fundamental para “entrar” de cabeça numa redação com segurança sobre o que você vai falar. Os textos-base, como o nome já diz, são apenas bases para que você desenvolva o seu raciocínio.


2- Organize


É comum, ao deparar-se com algum tema, pipocar ideias, frases e palavras em nossa cabeça. Faça um rascunho com todas essas informações e depois tente estruturá-las para organizar o seu texto.


3- Simplifique


Ao contrário do que muita gente pensa, escrever bem não significa escrever muitas palavras difíceis ou períodos longos e “bordados”. Na hora de escrever, use o vocabulário simples e simplifique as suas ideias. Evite argumentos redundantes e não escreva palavras que você não tem certeza do real significado.


4- Foque


Em alguns exames, chega a ser critério de eliminação a fuga do tema proposto. A eliminação, é óbvia: você deve expor os seus argumentos sobre o tema de forma relevante. É crucial também focar na estrutura exigida e na coerência entre todos os argumentos e ideias.


5- Seja imparcial


Parece que há uma confusão aqui, não é? “Traduzindo” a dica, o ideal é evitar polêmicas ou assuntos sem fundamento, como críticas desmedidas ou que possam parecer preconceituosas ou desnecessárias. Transmita com clareza a sua opinião, exponha seus argumentos e disserte dentro da linha exigida pelo enunciado da prova.


6- Tenha atenção


Na horah de iscrever, naum dah pra fikar iscrevendo igual vc iscreve na internet! Essa dica é meio batida, mas, num mundo cada vez mais digital, torna-se quase vital reforçá-la. Atenção à concordância, ortografia, pontuação e conjugação de verbos, que podem custar pontos preciosos na nota final.


7- Leia


Uma boa dica para saber escrever bem, é ler. Lar bastante cria intimidade com a escrita e facilita a memorização de palavras e estruturas da língua, que auxiliam muito na hora de escrever qualquer texto.


8- Pratique


E, por último, mas, não menos importante, pratique! A prática leva à perfeição, então procure um tema e tente escrever sobre ele em sua casa ou escreva mesmo por hobby. Quanto mais você pratica, mais naturalmente a sua escrita flui.

Conheça nossos Cursos Online na Área Vestibular e Concurso:

Redação para Vestibular e Concurso
Como Passar em Vestibular e Concurso


Fonte: Papo Universitário – papouniversitario.anhembi.br


por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você