Quer passar em concursos? Aprenda a relaxar e relaxe!

O relaxamento propicia rápido e eficiente descanso mental e físico. Aprenda a relaxar e verá que como seu rendimento será maior no trabalho e nos estudos

Quer passar em concursos? Aprenda como relaxar e relaxe!   Artigos Cursos UOV

 

Quer passar em concursos? Aprenda como relaxar e relaxe! “O ideal é que o estudante faça exercício de relaxamento pelo menos duas vezes ao dia. O relaxamento propicia rápido e eficiente descanso mental e físico. Aprenda a relaxar e verá que como seu rendimento será maior no trabalho e nos estudos”, afirma Gamali Rodrigues Gomide, Professora, Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Ubá e especialização em Letras pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Linguística e Redação.

O método mais indicado é universalmente conhecido. Num lugar bem tranquilo, deite de costas no chão, de preferência forrado com uma toalha. Em seguida, procure tranquilizar sua mente e concentrar sua respiração até que a profusão de seus pensamentos se aquietem. Em seguida, tome consciência do seu corpo, relaxe-o docemente, deixe seus braços relaxados ao longo do seu corpo e sinta o seu corpo se entregando completamente ao chão.

A seguir, conscientize-se de modo especial em cada parte do seu corpo. Concentre-se em seus pés, sinta o quanto eles são importantes para você e relaxe-os completamente. Em seguida, concentre-se em suas pernas e relaxe-as. Concentre-se em suas mãos, sinta o quanto elas são importantes e relaxe-as. Prossiga neste exercício: concentrando-se em cada parte e relaxando-a em seguida, sempre expirando e inspirando conscientemente.

Relaxe assim o seu coração, os seus ombros, o seu rosto, os seus olhos, a sua língua, o seu couro cabeludo… se alguma parte do seu corpo estiver dolorida ou com alguma enfermidade, concentre-se nela especialmente, enviando-lhe mensagens de amor e carinho.

Relaxe completamente, distendendo todo o seu corpo. Solte todos os músculos e se abandone à total sensação de paz. Faça respiração abdominal: inspire enchendo os pulmões, sentindo o abdômen se levantar. Expire lentamente, esvaziando completamente os pulmões, sinta o abdômen se contraindo.

Sinta-se leve flutuando como uma planta arrastada pelo vento. Viaje através do espaço. Após relaxar todo o corpo, sinta por alguns minutos a sensação maravilhosa de paz, tranquilidade e descanso. Respire conscientemente sentindo o ar curando todo o seu corpo, sinta a alma leve e feliz. Desejando encerrar, espreguice-se bem devagar, abra os olhos e sinta o agradável prazer do relaxamento. A mente calma, a alma leve, o corpo descansado… pronto para o estudo.

Este relaxamento é o mais tradicional e pode ser gravado para guiar o seu exercício. Pode, também, ser acompanhado de música suave. Se o seu tempo é curto, o relaxamento pode ser rápido, de dez ou quinze minutos, o que basta para você atingir a paz, o equilíbrio e o descanso. Sábio é aquele que aprende a relaxar. Este método é universalmente conhecido e reconhecido como eficiente para o descanso do corpo e da mente.

Quando sentir chegar o cansaço, entregue-se ao descanso sem culpa. É imprudente continuar. Pare! Quem ultrapassa os seus limites, além de descanso, precisará de tratamento médico. Procure observar o seu biorritmo e verifique em quais horas do dia você rende mais e está melhor disposto, e adapte os seu cronograma de estudo ao seu ritmo natural. Com certeza, o seu estudo será mais proveitoso.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Dica de redação para o Enem? Conheça a Dissertação Expositiva!
- Dica de redação para o Enem? Conheça a estrutura da dissertação!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online UOV, da área Vestibular e Concurso.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você