A carne de frango é uma das mais procuradas para serem consumidas, seja pelo seu delicioso sabor ou pelo valor nutricional e baixo teor de gordura. Assim, a produção de frangos de corte é um ramo que está em constante expansão e que exige conhecimentos técnicos específicos do produtor para a obtenção de um produto de qualidade e destaque no mercado. O Curso Profissionalizante Online de Criador de Frango de Corte da Universidade Online de Viçosa - UOV, é o aporte técnico necessário para quem deseja começar sua produção ou atualizar seus conhecimentos. Seu conteúdo apresenta informações sobre os sistemas de produção, instalações e construções necessárias, materiais e equipamentos, nutrição e manejo sanitário, técnicas de abate, legislação e gerenciamento do abatedouro, entre outros.
Formas de pagamento:
Aula 1 - Meio Ambiente
1.1. Conceituação
1.2. Principais problemas ambientais da atualidade
1.3. Importância da conservação, manutenção e preservação do meio ambiente
1.4. Importância da água
1.5. Agrotóxico, seu uso requer cuidados
1.6. Incêndios na área rural
Aula 2 - Recuperação e Conservação de Nascentes
2.1. Lençóis de água subterrânea
2.2. Nascentes de água - recuperação e conservação
2.3. Sistema funcional de proteção contra o secamento e a contaminação da mina
Aula 3 - Segurança no Trabalho Rural
3.1. A ergonomia no trabalho rural
3.2. Situações que causam acidentes de trabalho
3.3. Cuidados no trabalho rural
3.4. Cuidados com ferramentas e equipamentos manuais
3.5. Cuidados com eletricidade
3.6. Cuidados no transporte de trabalhadores
3.7. Cuidados no manejo de animais
3.8. Cuidados com animais peçonhentos
3.9. Cuidados com depósitos de matéria orgânica
3.10. Cuidados ao cortar madeira
3.11. Cuidados ao operar tratores agrícolas e máquinas
3.12. Segurança patrimonial para propriedades rurais - Dicas
Aula 4 - Matemática Básica
Matemática Básica
4.1. Entendendo e utilizando o Teorema de Pitágoras
4.2. Regra de Três
4.3. Cálculo de porcentagem
Aula 5 - Construção de Cercas na Fazenda
5.1. Tipos de arames
5.2. Cercas mais comuns
5.3. Importantes considerações para a construção de uma cerca
5.4. Equipamentos e materiais usados na construção de cercas
5.5. Passos inicias para construção de cercas
5.6. Construção de cercas de arame liso
5.7. Construção de cercas de arame farpado
5.8. Construção de cercas de tela
5.9. Construção de cercas de bambu
Aula 6 - Acidentes Atmosféricos na Fazenda
6.2. Sistemas de proteção contra raios
Aula 7 - Embarque e Transporte de Animais
7.1. O bem-estar animal
7.2. Animais que não devem ser embarcados
7.3. Piquetes de espera para o embarque
7.4. Apartação e formação de lotes para transporte
7.5. Atividades realizadas antes do embarque dos animais
7.6. Transporte dos animais o papel do motorista do veículo
7.7. O embarque dos animais
Aula 8 - Qualidade na Prestação de Serviços
8.1. Entendendo o significado de prestação de serviço
8.2. Entendendo o significado de qualidade
8.3. Atendimento de qualidade na prestação de serviços
8.4. O trabalho em equipe na busca pela qualidade
8.5. Reconhecimento pelo trabalho
Conteúdo Interativo: 421 Páginas
Módulo 1 - Sistemas de Produção
1.1. Sistema de integração
1.2. Sistema cooperativo
1.3. Sistema independente
1.4. Modos de criação
1.5. Idade de abate
1.6. Sexagem pelo empenamento
Exercícios do Módulo
Módulo 2 - Fatores de Produção
2.1. Fluxo de utilização
2.2. Desempenho dos frangos
2.3. Peso vivo
2.4. Conversão alimentar e eficiência alimentar
2.5. Baixas e viabilidade
2.6. Fator de produção
2.7. Custos de produção
2.8. Densidade de criação
Exercícios do Módulo
Módulo 3 - Localização e Instalações
3.1. Instalações
3.2. Localização
Exercícios do Módulo
Módulo 4 - Construções
4.1. A cobertura
4.2. Lanternim
4.3. A circunvizinhança
4.4. O sombreiro
4.5. A ventilação
4.6. O aquecimento
Exercícios do Módulo
Módulo 5 - Cama do Aviário
Exercícios do Módulo
Módulo 6 - Materiais e Equipamentos
Exercícios do Módulo
Módulo 7 - Mão de Obra
Exercícios do Módulo
Módulo 8 - Alimentação
8.1. Consumo alimentar
8.2. Recomendações
8.3. Minerais, vitaminas e aditivos
8.4. Ração
8.5. Programa alimentar
8.6. Tipos de ração
8.7. Arraçoamento
8.8. Higiene e biossegurança
Exercícios do Módulo
Módulo 9 - Manejo
9.1. Manejo de recepção dos pintos
9.2. Manejo de temperatura e ventilação
9.3. Manejo da cama
9.4. Manejo de bebedouros
9.5. Manejo de comedouros
9.6. Acompanhamento do crescimento
9.7. Outras práticas de manejo
9.8. Programa de iluminação
9.9. Água
Exercícios do Módulo
Módulo 10 - Retirada das Aves e Comercialização
10.1. Cortes
10.2. Produtos elaborados
10.3. Circuitos de comercialização e distribuição
10.4. Qualidade comercial
Exercícios do Módulo
Módulo 11 - Gerenciamento dos Pontos Críticos na Produção de Frangos de Corte
11.1. Quantidade dos pintos de 1 dia
11.2. Qualidade da ração
11.3. Qualidade da cama
11.4. Qualidade da água
11.5. Retirada das aves e transporte até o abatedouro
11.6. Gerenciamento da mão de obra
Exercícios do Módulo
Módulo 12 - Conclusão
Conteúdo Interativo: 888 Páginas
Filmes: 70 Minutos
Módulo 1 - Como Funciona um Pequeno Abatedouro
Exercícios do Módulo
Módulo 2 - Instalações, Equipamentos e Mão de Obra
Exercícios do Módulo
Módulo 3 - Manutenção das Instalações e Equipamentos
Exercícios do Módulo
Módulo 4 - Higienização da Indústria
Exercícios do Módulo
Módulo 5 - Dimensionamento do Abatedouro
Exercícios do Módulo
Módulo 6 - Manejo Pré-Abate
Exercícios do Módulo
Módulo 7 - Técnicas de Abate
Exercícios do Módulo
Módulo 8 - Processamento da Carcaça
Exercícios do Módulo
Módulo 9 - Tratamento de Resíduos
Exercícios do Módulo
Módulo 10 - Legislação
Exercícios do Módulo
Módulo 11 - Gerenciamento
Exercícios do Módulo
Módulo 12 - Mercado
Exercícios do Módulo
Conteúdo Interativo: 384 Páginas
Filmes: 60 Minutos
Módulo 1 - Requerimentos Ambientais
1.1. Sistema de acondicionamento do ambiente
1.2. Análise de conforto térmico: um estudo de caso
Exercícios do Módulo
Módulo 2 - Instalações para Alta Densidade
2.1. Acondicionamento térmico natural
2.2. Acondicionamento térmico artificial
Exercícios do Módulo
Módulo 3 - Ventilação
3.1. Ventilação natural
3.2. Sistema de ventilação forçada
3.3. Ventilação de pressão positiva e de pressão negativa
3.4. Posição dos ventiladores – Contrário ao comprimento do galpão
Exercícios do Módulo
Módulo 4 - Resfriamento por Evaporação
4.1. Sistema de resfriamento do ar adiabático evaporativo
4.2. Ventilação positiva associada a sistema de nebulização
4.3. Sistema túnel de ventilação
Exercícios do Módulo
Módulo 5 - Galpão Climatizado
5.1. Galpões climatizados com uso de ventilação negativa
5.2. Manejo dos galpões climatizados
5.3. Dimensionamento do número de exaustores e da seção de entrada de ar para o sistema túnel
5.4. Regras básicas
Exercícios do Módulo
Módulo 6 - Galpão Adaptado
6.1. Formulação de rações
6.2. Programas de luz
6.3. Lembretes Importantes
Exercícios do Módulo
Módulo 7 - Primeiros Passos para Abertura de uma Empresa Comercial e Ponto de Partida (Sebrae) para Comcercialização de Frango de Corte de Alta Densidade
Exercícios do Módulo
Módulo 8 - Instruções Sebrae para o seu Empreendimento
8.1. Implantação
8.2. Planejamento
8.3. Instalações
8.4. O galpão
8.5. Outras instalações
8.6. Paisagismo
8.7. Quebra-ventos
8.8. Equipamentos
8.9. Preparo do galpão
8.10. Recepção dos pintos
8.11. Manejo
8.12. Temperatura
8.13. Alimentação/Arraçoamento
8.14. Manejo sanitário
8.15. Abate e pré-abate
8.16. Finanças
Exercícios do Módulo
Conteúdo Interativo: 427 Páginas
Filmes: 68 Minutos
Prof.ª Ilda de Fátima Ferreira Tinôco
Engenheira Agrícola pela Universidade Federal de Lavras, Mestra em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutora pela Iowa State University e University of Kentucky - EUA. Professora da UFV e coordenadora pela UFV do convênio CAPES/FIPSE - Brasil-EUA - University of Illinois e University of Purdue. Especialista em Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Construções Rurais. Além disso, é Coordenadora Técnico-científico dos convênios guarda-chuva entre a UFV e as Universidade de Évora- Portugal, Universidade Nacional da Colômbia, Iowa State University e University of Kentucky. Coordenadora Geral do AMBIAGRO, Presidente da Comissão Internacional do DEA-UFV, Membro da Comissão de Pós Graduação em Eng. Agrícola-UFV e Membro Técnico Científico da AVIMIG.
Prof. Dr. Judas Tadeu de Barros Cotta
Médico Veterinário pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Zootecnica pela UFMG. Mestre em Diplôme d'Études Aproffondies en Agriculture pela Univesrité des Sciences et Techniques du Languedoc, doutor em Phisiologie Biologie des Organismes et des Poula pela Univesrité des Sciences et Techniques du Languedoc. Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Professor da Universidade Federal de Lavras. Principais áreas: zootecnica com ênfase em criação de galinhas, frangos e codornas.
Prof. Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino
Zootecnista pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Mestre e doutor em Zootecnia também pela Universidade Federal de Viçosa. Professor da UFV. Especialista na área de Zootecnia, com ênfase em nutrição e alimentação de aves e suínos. Doutorado em Zootecnia (Conceito CAPES 7) pela Universidade Federal de Viçosa, UFV. Mestrado em Zootecnia (Conceito CAPES 7) pela Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
O Certificado da Universidade Online de Viçosa - UOV, é importante e reconhecido no mercado de trabalho.
Ao concluir o curso online, o aluno será submetido a uma avaliação final. Se aprovado, com média igual ou superior a 70%, o aluno poderá fazer a impressão do Certificado no próprio site da UOV. A Universidade Online de Viçosa é uma instituição afiliada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Os Certificados são registrados, contendo todos os dados necessários para sua validação, como o título do curso, nome do aluno, carga horária, número do registro, assinaturas digitais do Diretor da UOV e do Chefe de Setor de Avaliação e Certificação. O Certificado emitido pela UOV tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como um certificado de capacitação ou qualificação profissional, respeitando a carga horária descrita, não podendo ser utilizado para outros fins, como curso técnico, graduação ou pós-graduação.
Qualquer pessoa ou empresa poderá checar a autenticidade do Certificado recebido pelo aluno. Clique aqui e acesse a página Autenticidade do Certificados.
Veja um exemplo ilustrativo do "Certificado de Conclusão de Curso da UOV":
Veja o filme sobre como funciona o Curso UOV:
O conteúdo do Curso Online da Universidade Online de Viçosa - UOV é disponibilizado em sua totalidade na internet. O aluno pode acessá-lo de qualquer lugar sem dificuldades. São páginas digitais apresentando todas as diretrizes e sequências de estudos, conteúdo dos diversos módulos, filmes demonstrativos, atividades de revisão com exercícios propostos e corrigidos, em cada módulo, tabelas, gráficos, ilustrações e o teste para a avaliação final. Tudo é rapidamente visualizado, sendo necessária apenas a efetuação do login do aluno no site da Universidade Online de Viçosa - UOV.
Nos Cursos Online da UOV – Universidade Online de Viçosa, você encontra o que há de melhor no EAD – Ensino a Distância, no país. Os motivos são muitos, mas vamos destacar apenas alguns. Veja!
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- Os professores escolhidos possuem grande experiência prática na área do curso e assinam um conteúdo de altíssima qualidade.
- Os professores estão presentes nos filmes, transmitindo informações ao aluno por meio de depoimentos e demonstrações claras dos processos ou das técnicas a serem ensinadas, o que é enfatizado em ilustrações especiais no conteúdo online.
Por trás de um Curso Online UOV, existem:
- Centenas de profissionais especializados e motivados, que têm como principal função apoiar e contribuir com os Professores na busca de soluções para facilitar a aprendizagem dos alunos.
- Um Conselho Editorial, que é um grupo constituído de profissionais altamente qualificados, com a importante responsabilidade de avaliar, propor melhorias e aprovar a liberação do curso dentro de um padrão otimizado para os alunos. O Conselho Editorial é que dá o tom e o respaldo para a uniformidade e manutenção da qualidade dos Cursos UOV.
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Os cursos se destacam, dentre os demais formatos, por serem objetivos, práticos, eficientes e por oferecerem um grande volume de informações, em um curto espaço de tempo.
O curso é totalmente online. Ele é constituído de um conteúdo interativo com filmes que mostram a prática, contendo, ainda, ilustrações especiais, animações e gráficos.
Ao estudar o curso, de tempo em tempo, há uma chamada para que o aluno assista a um filme específico do curso, complementando as informações do conteúdo online.
Em cada módulo, existem exercícios para fixação dos assuntos abordados e, no final do curso, há uma avaliação. Sendo aprovado na avaliação, o aluno terá direito a um Certificado de Conclusão de Curso, importante para o mercado de trabalho.
- “Uma imagem vale mais do que mil palavras.” É com base neste conceito que os cursos são elaborados. Assim, nos filmes, o aluno recebe informações diretamente do professor e é transportado, por meio de imagens, a uma realidade prática, mostrando exemplos de processos, de fabricação, de produção rural ou outro tema abordado. Um diferencial inigualável!
- O aluno estuda utilizando um computador, um laptop ou tablet no sistema android, em qualquer lugar que tenha internet com fio ou wireless.
- O aluno pode estudar em casa, na escola, na empresa, em qualquer horário.
- O aluno define o seu ritmo de estudos.
- O aluno faz um curso elaborado por uma Instituição com mais de 28 anos de experiência e sucesso, que capacitou mais de 1,4 milhão de alunos.
Ao fazer o Curso UOV, o aluno tem acesso ao Livro Digital que é disponibilizado para donwload. O aluno pode baixar o arquivo em seu computador, para uso permanente.
O conteúdo online, os filmes interativos, os exercícios e a avaliação final ficarão disponíveis por um período especificado nas informações de cada curso.
- Índice de alunos que julgaram o seu aproveitamento no curso ótimo ou bom: 91%.
- Índice de alunos que acharam que os cursos superaram ou atingiram suas expectativas: 98%.
- Índice de alunos que acharam a metodologia do curso, quanto ao processo ensino-aprendizagem, excelente ou boa: 94%.
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