A criação de frango e galinha caipira tem se apresentado como uma atividade lucrativa, pois o mercado consumidor está disposto a pagar um valor mais alto por um alimento mais saudável e de paladar diferenciado. Entretanto, apenas uma capacitação de excelência garante o sucesso do negócio, uma vez que conhecer bem os detalhes do empreendimento, como o manejo sanitário, instalações e equipamentos necessários, técnicas de abate, entre outros, é fundamental para reduzir os riscos e elevar a qualidade dos produtos ofertados.
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Formas de pagamento:
Aula 1 - Meio Ambiente
1.1. Conceituação
1.2. Principais problemas ambientais da atualidade
1.3. Importância da conservação, manutenção e preservação do meio ambiente
1.4. Importância da água
1.5. Agrotóxicos, seu uso requer cuidados
1.6. Incêndios na área rural
1.7. Queimadas e suas Consequências
Exercícios da Aula
Aula 2 - Recuperação e Conservação de Nascentes
2.1. Lençóis de água subterrânea
2.2. Nascentes de água recuperação e conservação
2.3. Sistema funcional de proteção contra o secamento e a contaminação da mina
2.4. O produtor de água
Exercícios da Aula
Aula 3 - Segurança no Trabalho Rural
3.1. Ergonomia no trabalho rural
3.2. Situações que causam acidentes de trabalho
3.3. Cuidados no trabalho rural
3.4. Cuidados com ferramentas e equipamentos manuais
3.5. Cuidados com eletricidade
3.6. Cuidados no transporte de trabalhadores
3.7. Cuidados no manejo de animais
3.8. Cuidados com animais peçonhentos
3.9. Cuidados com depósitos de matéria orgânica
3.10. Cuidados ao cortar madeiras
3.11. Cuidados ao operar tratores agrícolas e máquinas
3.12. Segurança patrimonial para propriedades rurais
Exercícios da Aula
Aula 4 - Matemática Básica
4.1. Entendendo e utilizando o Teorema de Pitágoras
4.2. Regras de três
4.3. Cálculo de Porcentagem
Exercícios da Aula
Aula 5 - Construção de Cercas na Fazenda
5.1. Tipos de arames
5.2. Cercas mais comuns
5.3. Importantes considerações para a construção de uma cerca
5.4. Equipamentos e materiais usados na construção de cercas
5.5. Passos iniciais para construção de cercas mourões das extremidades
5.6. Construção de cercas de arame liso
5.7. Construção de cercas de arame farpado
5.8. Construção de cercas de tela
5.9. Construção de cercas de bambu
Exercícios da Aula
Aula 6 - Acidentes Atmosféricos na Fazenda
6.1. Os Raios
6.2. Sistemas de proteção contra raios
Exercícios da Aula
Aula 7 - Embarque e Transporte de Animais
7.1. O bem-estar animal
7.2. Animais que não devem ser embarcados
7.3. Piquetes de espera para o embarque
7.4. Apartação e formação de lotes para transporte
7.5. Atividades realizadas antes do embarque dos animais
7.6. Transporte dos animais o papel do motorista do veículo
7.7. O embarque dos animais
Exercícios da Aula
Aula 8 - Qualidade na Prestação de Serviços
8.1. Entendendo o significado de prestação de serviço
8.2. Entendendo o significado de qualidade
8.3. Atendimento de qualidade na prestação de serviços
8.4. O trabalho em equipe
8.5. Reconhecimento pelo trabalho
8.6. Trabalho em Equipe
Exercícios da Aula
Aula 9 - Metas e Planejamento
Exercícios da Aula
Aula 10 - Gestão do Tempo
Exercícios da Aula
Aula 11 - Liderança para Jovens
Exercícios da Aula
Aula 12 - Ética
Exercícios da Aula
Conteúdo Interativo: 421 Páginas
Unidade 1 - Características da Criação de Frango e Galinha Caipira
Unidade 1 - Características da Criação de Frango e Galinha Caipira
1.1. Histórico da criação de aves no Brasil
1.2. Nicho de mercado
1.3. Sistema de produção de aves
Exercícios do Módulo
Unidade 2 - Equipamentos para Criação de Frango e Galinha Caipira
Unidade 2 - Equipamentos para Criação de Frango e Galinha Caipira
2.1. Qualidade dos equipamentos
2.2. Aquecedores
2.3. Bebedouros
2.4. Comedouros
2.5. Alimentadores
2.6. Cama
2.7. Ninho
Exercícios do Módulo
2.8. Ventiladores
Unidade 3 - Instalações e Manejo na Criação de Frango e Galinha Caipira
Unidade 3 - Instalações e Manejo na Criação de Frango e Galinha Caipira
3.1. Instalações
3.2. Manejo de piquetes
3.3. Manejo alimentar
3.4. Manejo reprodutivo
3.5. Manejo produtivo
3.6. Sistema semi-intensivo utilizando gaiolas portáteis
3.7. Construção das gaiolas
Exercícios do Módulo
Unidade 4 - Recepção dos Pintinhos de Frango e Galinha Caipira
Unidade 4 - Recepção dos Pintinhos de Frango e Galinha Caipira
4.1. Escolha dos pintinhos
4.2. Recepção dos pintos no galpão
4.3. Círculo de proteção e pinteiro
Exercícios do Módulo
4.4. Comportamento no círculo de proteção
Unidade 5 - Aves Mais Indicadas para Criação de Frango e Galinha Caipira
Unidade 5 - Aves Mais Indicadas para Criação de Frango e Galinha Caipira
5.1. Raças puras
5.2. Híbridos comerciais
Exercícios do Módulo
Unidade 6 - Alimentação de Frango e Galinha Caipira
Unidade 6 - Alimentação de Frango e Galinha Caipira
6.1. Manejo da alimentação
6.2. O que é necessário para formular rações na propriedade?
6.3. Princípios e cuidados
6.4. Pigmentantes
6.5. Alimentação por livre escolha
Exercícios do Módulo
6.6. Conversa com o produtor
Unidade 7 - Manejo dos Ovos da Galinha Caipira
Unidade 7 - Manejo dos Ovos da Galinha Caipira
Exercícios do Módulo
Unidade 8 - Sanidade e Biossegurança na Criação de Frango e Galinha Caipira
Unidade 8 - Sanidade e Biossegurança na Criação de Frango e Galinha Caipira
8.1. Sanidade
8.2. Vacinas
8.3. Formas de aplicação
8.5. Recomendações
8.6. Vazio sanitário
8.7. Doenças de aves
Exercícios do Módulo
8.7. Doenças de aves
Unidade 9 - Planejamento da Produção de Frango e Galinha Caipira
Unidade 9 - Planejamento da Produção de Frango e Galinha Caipira
9.3. Fichas de controle
9.4. Escalonamento da produção
9.5. Dimensionamento
Exercícios do Módulo
Conteúdo Interativo: 185 Páginas
Filmes: 125 Minutos
Módulo 1 - Como Funciona um Pequeno Abatedouro
Exercícios do Módulo
Módulo 2 - Instalações, Equipamentos e Mão de Obra
2.1. Instalações e equipamentos por etapa do abate e processamento
Exercícios do Módulo
Módulo 3 - Manutenção das Instalações e Equipamentos
3.1. Organização das operações de manutenção
3.2. Organização do departamento de manutenção
Exercícios do Módulo
Módulo 4 - Higienização da Indústria
4.1. Higienização
4.2. Formas de contaminação
4.3. Higienização dos funcionários envolvidos no trabalho
Exercícios do Módulo
Módulo 5 - Dimensionamento do Abatedouro
Exercícios do Módulo
Módulo 6 - Manejo Pré-abate
Exercícios do Módulo
Módulo 7 - Técnicas de Abate
7.1. Etapas do abate
7.2. Destino das vísceras
Exercícios do Módulo
Módulo 8 - Processamento da Carcaça
8.1. Classificação
8.2. Embalagens
8.3. Resfriamento, congelamento e armazenamento
8.5. Cortes e desossa
8.6. Avaliação de rendimento
Exercícios do Módulo
Módulo 9 - Tratamento de Resíduos
Exercícios do Módulo
Módulo 10 - Legislação
Exercícios do Módulo
Módulo 11 - Gerenciamento
Exercícios do Módulo
Módulo 12 - Mercado
Exercícios do Módulo
Conteúdo Interativo: 125 Páginas
Filmes: 60 Minutos
Módulo 1 - Avicultura Orgânica
1.1. Conceito de frango convencional, caipira, caipira-orgânico e caipira biodinâmico
1.2. Tripé do orgânico: o produtor ser agricultor, criador e administrador
1.3. Outros conceitos
Exercícios do Módulo
1.4. Sistemas alternativos de produção de frangos
Módulo 2 - As Aves
Exercícios do Módulo
2.1. A domesticação das aves
Módulo 3 - Instalações
3.4. Localização
3.5. Área de pastagem
3.6. Galpões de criação
3.7. Cama-condições
Exercícios do Módulo
Módulo 4 - Equipamentos
4.1. Equipamentos iniciais
4.2. Equipamentos definitivos
Exercícios do Módulo
Módulo 5 - A Criação
5.1. Permacultura e criação de aves
5.3. Caipira pescoço pelado Label Rouge
5.4. Caipira pesadão misto Label Rouge
Exercícios do Módulo
5.7. Caipiras brasileiras: embrapa suínos e aves
Módulo 6 - Manejo Alimentar
6.1. Alimentação das aves
6.2. A agricultura e pastagens na alimentação das aves
Exercícios do Módulo
6.4. Sugestões de formulação de ração
Módulo 7 - Manejo Inicial
7.1. Chegada dos pintos
7.2. Iluminação artificial
7.3. Calor
7.4. Abertura dos cercados
7.6. Regulagem dos bebedouros e comedouros pendulares
7.8. Soltura em piquetes
Exercícios do Módulo
Módulo 8 - Manejo: Coleta de Ovos e cuidados na Postura
8.3. Debicagem
8.4. Manejo do crescimento
8.9. Choco ou comportamento incubador
8.7. Anomalias dos ovos
8.13. Manejo dos ovos
8.11. Iluminação artificial
Exercícios do Módulo
Módulo 9 - Manejo Sanitário - Desinfecção e Doenças
9.1. Procedimentos de biossegurança na criação de frangos no sistema agroecológico/orgânico (Embrapa)
9.2. Enfermidades mais frequentes
9.3. Fitoterapia
9.4. Homeopatia
Exercícios do Módulo
Módulo 10 - Produtos Finais e Comercialização
10.1. Abate e acondicionamento
10.3. Identificação e organização no abatedouro
10.2. Acondicionamento
Exercícios do Módulo
10.5. Etiquetagem
Conteúdo Interativo: 302 Páginas
Filmes: 70 Minutos
Módulo 1 - A Empresa Rural
1.1. O conceito de agronegócio
1.2. Tendências e perspectivas do agronegócio brasileiro
Exercícios do Módulo
Módulo 2 - Planejamento
2.1. Gestão e planejamento na empresa rural
2.2. Planejamento estratégico
2.3. Planejamento gerencial
2.4. Planejamento operacional
2.5. Critérios para tomada de decisão
2.6. Planejamento técnico na agropecuária
Exercícios do Módulo
Módulo 3 - Planejamento e Gestão dos Recursos Humanos
3.1. Organização dos recursos humanos na empresa rural
3.2. Organização das ferramentas, insumos e equipamentos
3.3. Como motivar os funcionários
Exercícios do Módulo
Módulo 4 - Planejamento Financeiro
4.1. Conceitos e definições de custos
4.2. Análise econômica
4.1. Conceitos e definições de custos
4.2. Análise econômica
4.3. Análise de investimentos
Exercícios do Módulo
Módulo 5 - Sistema de Controle e Registro
5.1. Tecnologia da informação
5.2. Informatização na atividade agropecuária
Exercícios do Módulo
Módulo 6 - Contabilidade Rural
6.1. Conceitos básicos
6.2. Plano de contas
Exercícios do Módulo
Módulo 7 - Projeto Agropecuário Passo a Passo
7.1. Objetivo do sistema
7.2. Aptidão da propriedade
7.3. Caracterização da propriedade e histórico
7.4. Definição do sistema de produção
7.5. Gerenciamento
7.6. Recursos humanos
7.7. Custos de produção e receitas
Exercícios do Módulo
7.8. Análise econômico-financeira
Módulo 8 - Avaliações Econômicas em Projetos Agropecuários
8.1. Pecuária bovina de corte
8.2. Pecuária bovina de leite
8.3. Culturas de grãos
Exercícios do Módulo
Módulo 9 - Simulações em Projetos Agropecuários
9.1. Risco
Exercícios do Módulo
9.2. Probabilidade e distribuição de frequência na análise de risco
Deletar aula
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Deletar
DELETAR
deletar
Conteúdo Interativo: 264 Páginas
Filmes: 113 Minutos
Dr. Augusto Luis Ruegger Almeida Neves
Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Informática aplicada à Economia de Agroindústrias pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Energia na Agricultura também por essa Universidade, o Prof. Augusto atua, principalmente, nos seguintes temas: análises de rentabilidade, projetos de agroindústrias, capacitação gerencial e micro-cervejarias - implantação e projetos. Gestor da Estação Florestal Sítio dos Nobres.
Prof. Cristiano Luiz Gomide Cabral
Pedagogo pela Universidade Federal de Viçosa. Técnico em Processamento de Dados. Atuou na Direção de Unidade Escolar e Docência. Especialista em Sistema de Informação pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, FACISA, Viçosa-MG. Possui grande experiência em Tecnologia da Informação desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Redes de Computadores. Professor da área de TI da UNIVIÇOSA. Responsável pela implantação e manutenção do sistema Asterisk nesta Universidade.
Prof. Dr. Fabiano Alvim Barbosa
Fabiano Alvim Barbosa é Médico Veterinário, mestre em Nutrição Animal e doutor em Produção Animal pela UFMG. É sócio fundador e diretor-técnico na Pecuária Sustentável da Amazônia SA (PECSA). Possui ampla experiência em gestão de pecuária bovina de corte. Foi professor adjunto da Escola de Veterinária da UFMG, atuando na docência e em pesquisas. Trabalhou na empresa de nutrição animal Matsuda e foi sócio e diretor da Brasil Pecuária, atuando em projetos de gestão de pecuária. Foi responsável técnico pelos projetos de boas práticas do Programa Novo Campo. É pecuarista de bovinos de corte no MT e tem experiência na área de Zootecnia e Medicina Veterinária, com ênfase em produção técnica, econômica e sustentável de bovinos de corte.
Prof. M.e Francisco Tomazoli da Fonseca
Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, Graduado em Direito pela FDSM, Francisco é advogado - OAB - 13ª Subseção desde 1997 e Professor Titular das disciplinas de Direito Administrativo I, Direito Agrário, Psicologia Jurídica, Hermenêutica Jurídica e Filosofia do Direito na Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá - FEPI. Ele tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público,
Prof. Dr. Guido Assunção Ribeiro
O Prof. Guido é Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Ciência Florestal também por essa Universidade, Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná e possui Pós-doutorado pela Universidad de Lleida, Espanha. Ele possui vasta experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Proteção Florestal e outros temas.
Prof. Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino
Possui graduação, mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Foi pesquisador da Embrapa Suínos e Aves (1979 - 1993). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência em Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, atuando principalmente nas áreas de Exigências Nutricionais de Aves e Suínos e Avaliação Nutricional de Alimentos.
Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva
Médico Veterinário, Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, o Prof. Marcelo desenvolve diversos trabalhos de extensão em campanhas e feiras para orientação de produtores avícolas sobre a criação de frango e galinha caipira. É especialista em saúde e nutrição animal, avaliando a performance de diversas dietas de aves domésticas de postura e corte. Também atua em projetos relacionados à prevenção de doenças em aves, saneamento urbano e rural, bioquímica e influência do jejum no transporte de aves para abatedouros de frangos.
Prof.ª Maria do Carmo Arenales
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Médica Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Graduação em Agronomia pela Faculdade Integral Cantareira. Principais áreas: medicina veterinária com ênfase em homeopatia.
Prof. Thiago Batista dos Santos
Máster coach e analista comportamental.
O Certificado da Universidade Online de Viçosa - UOV é importante e reconhecido no mercado de trabalho.
Ao concluir o curso online, o aluno será submetido a uma avaliação final. Se aprovado, com média igual ou superior a 70%, o aluno poderá fazer a impressão do Certificado no próprio site da UOV. A Universidade Online de Viçosa é uma instituição afiliada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Os Certificados são registrados, contendo todos os dados necessários para sua validação, como o título do curso, nome do aluno, carga horária, número do registro, assinaturas digitais do Diretor da UOV e do Chefe de Setor de Avaliação e Certificação. O Certificado emitido pela UOV tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como um certificado de capacitação ou qualificação profissional, respeitando a carga horária descrita, não podendo ser utilizado para outros fins, como curso técnico, graduação ou pós-graduação.
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- O aluno estuda utilizando um computador, um laptop ou tablet no sistema android, em qualquer lugar que tenha internet com fio ou wireless.
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- O aluno define o seu ritmo de estudos.
- O aluno faz um curso elaborado por uma Instituição com mais de 28 anos de experiência e sucesso, que capacitou mais de 1,4 milhão de alunos.
Ao fazer o Curso UOV, o aluno tem acesso ao Livro Digital que é disponibilizado para download. O aluno pode baixar o arquivo em seu computador, para uso permanente.
O conteúdo online, os filmes interativos, os exercícios e a avaliação final ficarão disponíveis por um período especificado nas informações de cada curso.
- Índice de alunos que julgaram o seu aproveitamento no curso ótimo ou bom: 91%.
- Índice de alunos que acharam que os cursos superaram ou atingiram suas expectativas: 98%.
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