Para a obtenção de uma cachaça de qualidade, o produtor deve se atentar tanto para o processo de destilação, que deve seguir rigorosamente todas as etapas e procedimentos de higiene, quanto para o cultivo da cana-de-açúcar, que só apresentará todas as qualidades necessárias se submetidas aos tratos culturais corretos. Dessa forma, são muitos os conhecimentos que o produtor deve adquirir para obter uma bebida autêntica, de paladar agradável e de destaque no mercado. Pensando nisso, a Universidade Online de Viçosa - UOV apresenta o Curso Profissionalizante Online de Produtor de Cachaça. Com ele, você aprenderá sobre o plantio da cana, tanto tradicional quanto orgânico, tratos culturais e colheita, moagem da cana, preparo do mosto, fermentação, destilação, operação dos alambiques, envelhecimento e engarrafamento, comercialização, entre outros. Você também obterá conhecimentos sobre temas importantes na área de meio ambiente, recuperação e conservação de nascentes, segurança no trabalho rural, qualidade na prestação de serviços e muito mais.
A Universidade Online de Viçosa - UOV se uniu ao Centro de Produções Técnicas - CPT formando uma das maiores instituições de ensino a distância do país. Assim, você realiza seus estudos no Portal Cursos CPT, com uma tecnologia de ponta e ambiente totalmente seguro. CLIQUE NO BOTÃO MATRICULAR E ADQUIRA O CURSO NO PORTAL CURSOS CPT.
Formas de pagamento:
Aula 1 - Meio Ambiente
1.1. Conceituação
1.2. Principais problemas ambientais da atualidade
1.3. Importância da conservação, manutenção e preservação do meio ambiente
1.4. Importância da água
1.5. Agrotóxicos, seu uso requer cuidados
1.6. Incêndios na área rural
1.7. Queimadas e suas Consequências
Exercícios da Aula
Aula 2 - Recuperação e Conservação de Nascentes
2.1. Lençóis de água subterrânea
2.2. Nascentes de água recuperação e conservação
2.3. Sistema funcional de proteção contra o secamento e a contaminação da mina
2.4. O produtor de água
Exercícios da Aula
Aula 3 - Segurança no Trabalho Rural
3.1. Ergonomia no trabalho rural
3.2. Situações que causam acidentes de trabalho
3.3. Cuidados no trabalho rural
3.4. Cuidados com ferramentas e equipamentos manuais
3.5. Cuidados com eletricidade
3.6. Cuidados no transporte de trabalhadores
3.7. Cuidados no manejo de animais
3.8. Cuidados com animais peçonhentos
3.9. Cuidados com depósitos de matéria orgânica
3.10. Cuidados ao cortar madeiras
3.11. Cuidados ao operar tratores agrícolas e máquinas
3.12. Segurança patrimonial para propriedades rurais
Exercícios da Aula
Aula 4 - Matemática Básica
4.1. Entendendo e utilizando o Teorema de Pitágoras
4.2. Regras de três
4.3. Cálculo de Porcentagem
Exercícios da Aula
Aula 5 - Construção de Cercas na Fazenda
5.1. Tipos de arames
5.2. Cercas mais comuns
5.3. Importantes considerações para a construção de uma cerca
5.4. Equipamentos e materiais usados na construção de cercas
5.5. Passos iniciais para construção de cercas mourões das extremidades
5.6. Construção de cercas de arame liso
5.7. Construção de cercas de arame farpado
5.8. Construção de cercas de tela
5.9. Construção de cercas de bambu
Exercícios da Aula
Aula 6 - Acidentes Atmosféricos na Fazenda
6.1. Os Raios
6.2. Sistemas de proteção contra raios
Exercícios da Aula
Aula 7 - Embarque e Transporte de Animais
7.1. O bem-estar animal
7.2. Animais que não devem ser embarcados
7.3. Piquetes de espera para o embarque
7.4. Apartação e formação de lotes para transporte
7.5. Atividades realizadas antes do embarque dos animais
7.6. Transporte dos animais o papel do motorista do veículo
7.7. O embarque dos animais
Exercícios da Aula
Aula 8 - Qualidade na Prestação de Serviços
8.1. Entendendo o significado de prestação de serviço
8.2. Entendendo o significado de qualidade
8.3. Atendimento de qualidade na prestação de serviços
8.4. O trabalho em equipe
8.5. Reconhecimento pelo trabalho
8.6. Trabalho em Equipe
Exercícios da Aula
Aula 9 - Metas e Planejamento
Exercícios da Aula
Aula 10 - Gestão do Tempo
Exercícios da Aula
Aula 11 - Liderança para Jovens
Exercícios da Aula
Aula 12 - Ética
Exercícios da Aula
Conteúdo Interativo: 421 Páginas
Módulo 1 - Histórico
Exercícios do Módulo
Módulo 2 - A Cana-de-açúcar
2.1. Variedades
2.2. Local ou ambiente de cultivo
2.3. Tipos de solos mais adequados
2.4. Preparo do solo
2.5. Plantio
2.6. Tratos culturais
2.7. Pragas e doenças
2.8. Planejamento agrícola
Exercícios do Módulo
Módulo 3 - Moagem da Cana
Exercícios do Módulo
Módulo 4 - Preparo do Mosto
Módulo 4 - Preparo do Mosto
4.1. Quantidade de açúcar fermentável
4.2. Preparo do caldo de cana para a fermentação
4.3. Preparo do pé-de-cuba
Exercícios do Módulo
Módulo 5 - Fermentação
5.1. Sala de fermentação
5.2. Dornas de fermentação
5.3. Processo de fermentação
Exercícios do Módulo
Módulo 6 - Destilação
Módulo 6 - Destilação
6.1. Entendendo a destilação
6.2. A unidade de destilação
6.3. Destilando o vinho e obtendo cachaça
Exercícios do Módulo
Módulo 7 - O Alambique
7.1. Condição ideal de funcionamento
7.2. Tipos de alambiques
7.3. Operação dos alambiques
Exercícios do Módulo
Módulo 8 - Envelhecimento
8.1. Importância do envelhecimento
8.2. Recipientes adequados para se fazer o envelhecimento da cachaça
Exercícios do Módulo
8.2. Recipientes adequados para se fazer o envelhecimento da cachaça
Módulo 9 - Engarrafamento
Exercícios do Módulo
Módulo 10 - Análise e Degustação
Exercícios do Módulo
Módulo 11 - Aproveitamento dos Subprodutos da Cana
11.1. Aproveitamento da ponta de cana
11.2. Aproveitamento do bagaço da cana
11.3. Aproveitamento do vinhoto
11.4. Aproveitamento da cachaça de cabeçada e da água fraca
Exercícios do Módulo
Módulo 12 - Controle de Qualidade da Cachaça
12.1. Aspectos gerais - a qualidade total
12.2. Características de qualidade da aguardente de cana
12.3. Algumas sugestões de modelos para registros de controle
12.4. Experiências de produtores
12.5. Exemplo de um bar especializado na venda de cachaça
Exercícios do Módulo
Conteúdo Interativo: 321 Páginas
Filmes: 60 Minutos
Módulo 1 - Produtos da Cana e Importância Econômica
Exercícios do Módulo
Módulo 2 - Botânica e Fisiologia
2.1. Origem
2.2. Aspectos botânicos
Exercícios do Módulo
Módulo 3 - Particularidade do Setor Sucroalcooleiro
Exercícios do Módulo
Módulo 4 - Composição Química e Tecnológica da Cana-de-açúcar
Exercícios do Módulo
Módulo 5 - Rendimentos Médios dos Principais Produtos e Subprodutos
Exercícios do Módulo
Módulo 6 - Condições de Plantio
6.1. Exigência climática
6.2. Épocas de plantio
6.3. Solos
6.4. Preparo do solo
Exercícios do Módulo
Módulo 7 - Etapas de Plantio
7.1. Sulcação
7.2. Espaçamento entrelinhas
7.3. Densidade de gemas no sulco
7.4. Mudas
7.5. Operação de Corte (manual e/ou mecanizada)
7.6. Adubação
Exercícios do Módulo
Módulo 8 - Tratos Culturais
8.1. Tratos culturais da cana-planta
8.2. Tratos culturais da cana-soca
Exercícios do Módulo
Módulo 9 - Controle de Pragas e de Doenças
9.1. Pragas
9.2. Doenças
Exercícios do Módulo
Módulo 10 - Calagem, Gessagem e Adubação
10.1. Amostragem do solo
10.2. Análise da fertilidade do solo
10.3. Adubação nitrogenada
10.4. Adubação fosfatada
10.5. Adubação potássica
10.6. Adubação com micronutrientes
10.7. Calagem
10.8. Adubos orgânicos
10.9. Gessagem
Exercícios do Módulo
Módulo 11 - Variedades
11.1. Principais características das variedades de cana indicadas para o Centro-Sul
Exercícios do Módulo
Módulo 12 - Colheita
Exercícios do Módulo
Módulo 13 - Características que ou Colmos Devem Apresentar por Ocasião de sua Utilização
Exercícios do Módulo
Módulo 14 - Produção de Aguardente
14.1. Etapas para a produção
14.2. Realização de análises físico-químicas
14.3. Tipos de bebidas
14.4. Produzindo aguardente ou cachaça de qualidade
Exercícios do Módulo
Conteúdo Interativo: 181 Páginas
Filmes: 56 Minutos
Módulo 1 - A Cachaça Orgânica Artesanal
1.1. Benefícios da agricultura orgânica
1.2. Normas de produção orgânica
1.3. Concorrência de mercado
Exercícios do Módulo
Módulo 2 - Cultivo Orgânico da Cana
2.1. Condições climáticas
2.2. Tipos de solos mais adequados
2.3. Preparo do solo
2.4. Plantio orgânico da cana
2.5. Tratos culturais
Exercícios do Módulo
Módulo 3 - Colheita
3.1. Ponto de maturação
Exercícios do Módulo
Módulo 4 - Produção de Cachaça
4.1. Infraestrutura
4.2. Moagem da cana e decantação do caldo
4.3. Preparo do mosto
4.4. Fermentação do caldo da cana
4.5. Destilação do vinho para a produção de cachaça
4.6. Estratégias de comercialização e divulgação
Exercícios do Módulo
Módulo 5 - Envelhecimento e Engarrafamento
5.1. Envelhecimento
5.2. Engarrafamento
5.3. Cálculo do volume de cachaça armazenado
Exercícios do Módulo
Módulo 6 - Dimensionamento
6.1. Características do local e da instalação
Exercícios do Módulo
Módulo 7 - Aproveitamento Integral dos Resíduos
7.1. Aproveitamento da ponta de cana
7.2. Aproveitamento do bagaço da cana
7.3. Aproveitamento do vinhoto
7.4. Aproveitamento da cachaça de cabeçada e da água fraca
Exercícios do Módulo
Conteúdo Interativo: 180 Páginas
Filmes: 68 Minutos
Módulo 1 - A Empresa Rural
1.1. O conceito de agronegócio
1.2. Tendências e perspectivas do agronegócio brasileiro
Exercícios do Módulo
Módulo 2 - Planejamento
2.1. Gestão e planejamento na empresa rural
2.2. Planejamento estratégico
2.3. Planejamento gerencial
2.4. Planejamento operacional
2.5. Critérios para tomada de decisão
2.6. Planejamento técnico na agropecuária
Exercícios do Módulo
Módulo 3 - Planejamento e Gestão dos Recursos Humanos
3.1. Organização dos recursos humanos na empresa rural
3.2. Organização das ferramentas, insumos e equipamentos
3.3. Como motivar os funcionários
Exercícios do Módulo
Módulo 4 - Planejamento Financeiro
4.1. Conceitos e definições de custos
4.2. Análise econômica
4.1. Conceitos e definições de custos
4.2. Análise econômica
4.3. Análise de investimentos
Exercícios do Módulo
Módulo 5 - Sistema de Controle e Registro
5.1. Tecnologia da informação
5.2. Informatização na atividade agropecuária
Exercícios do Módulo
Módulo 6 - Contabilidade Rural
6.1. Conceitos básicos
6.2. Plano de contas
Exercícios do Módulo
Módulo 7 - Projeto Agropecuário Passo a Passo
7.1. Objetivo do sistema
7.2. Aptidão da propriedade
7.3. Caracterização da propriedade e histórico
7.4. Definição do sistema de produção
7.5. Gerenciamento
7.6. Recursos humanos
7.7. Custos de produção e receitas
Exercícios do Módulo
7.8. Análise econômico-financeira
Módulo 8 - Avaliações Econômicas em Projetos Agropecuários
8.1. Pecuária bovina de corte
8.2. Pecuária bovina de leite
8.3. Culturas de grãos
Exercícios do Módulo
Módulo 9 - Simulações em Projetos Agropecuários
9.1. Risco
Exercícios do Módulo
9.2. Probabilidade e distribuição de frequência na análise de risco
Deletar aula
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Deletar
DELETAR
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Conteúdo Interativo: 264 Páginas
Filmes: 113 Minutos
Dr. Augusto Luis Ruegger Almeida Neves
Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Informática aplicada à Economia de Agroindústrias pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Energia na Agricultura também por essa Universidade, o Prof. Augusto atua, principalmente, nos seguintes temas: análises de rentabilidade, projetos de agroindústrias, capacitação gerencial e micro-cervejarias - implantação e projetos. Gestor da Estação Florestal Sítio dos Nobres.
Prof. Cristiano Luiz Gomide Cabral
Pedagogo pela Universidade Federal de Viçosa. Técnico em Processamento de Dados. Atuou na Direção de Unidade Escolar e Docência. Especialista em Sistema de Informação pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, FACISA, Viçosa-MG. Possui grande experiência em Tecnologia da Informação desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Redes de Computadores. Professor da área de TI da UNIVIÇOSA. Responsável pela implantação e manutenção do sistema Asterisk nesta Universidade.
Prof. Dr. Fabiano Alvim Barbosa
Fabiano Alvim Barbosa é Médico Veterinário, mestre em Nutrição Animal e doutor em Produção Animal pela UFMG. É sócio fundador e diretor-técnico na Pecuária Sustentável da Amazônia SA (PECSA). Possui ampla experiência em gestão de pecuária bovina de corte. Foi professor adjunto da Escola de Veterinária da UFMG, atuando na docência e em pesquisas. Trabalhou na empresa de nutrição animal Matsuda e foi sócio e diretor da Brasil Pecuária, atuando em projetos de gestão de pecuária. Foi responsável técnico pelos projetos de boas práticas do Programa Novo Campo. É pecuarista de bovinos de corte no MT e tem experiência na área de Zootecnia e Medicina Veterinária, com ênfase em produção técnica, econômica e sustentável de bovinos de corte.
Prof. M.e Francisco Tomazoli da Fonseca
Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, Graduado em Direito pela FDSM, Francisco é advogado - OAB - 13ª Subseção desde 1997 e Professor Titular das disciplinas de Direito Administrativo I, Direito Agrário, Psicologia Jurídica, Hermenêutica Jurídica e Filosofia do Direito na Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá - FEPI. Ele tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público,
Prof. Dr. Guido Assunção Ribeiro
O Prof. Guido é Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Ciência Florestal também por essa Universidade, Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná e possui Pós-doutorado pela Universidad de Lleida, Espanha. Ele possui vasta experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Proteção Florestal e outros temas.
Prof. Dr. José Benício Paes Chaves
O prof. José Benício graduou-se em Agronomia (1976) e tornou-se mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (1979) pela Universidade Federal de Viçosa. Fez doutorado (Ph.D.) em Food Science - University of Maryland System (1988) e, atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Viçosa, desde 1991. Benício tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle da Qualidade de Alimentos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: tecnologia de alimentos, produtos vegetais, análise sensorial, sistemas da qualidade, gestão da segurança de alimentos, gestão e certificação da qualidade e planejamento, delineamento e análise de experimentos com materiais alimentares.
Prof. Dr. Luiz Antônio de Bastos Andrade
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Lavras. Mestre em Agronomia - Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor titular do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras. Tem grande experiência na área de Agronomia/Fitotecnia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais.
Prof. Marcos Vacaro
Engenheiro Agrônomo. Especialista em produção de cachaça orgânica.
Prof. Thiago Batista dos Santos
Máster coach e analista comportamental.
O Certificado da Universidade Online de Viçosa - UOV é importante e reconhecido no mercado de trabalho.
Ao concluir o curso online, o aluno será submetido a uma avaliação final. Se aprovado, com média igual ou superior a 70%, o aluno poderá fazer a impressão do Certificado no próprio site da UOV. A Universidade Online de Viçosa é uma instituição afiliada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Os Certificados são registrados, contendo todos os dados necessários para sua validação, como o título do curso, nome do aluno, carga horária, número do registro, assinaturas digitais do Diretor da UOV e do Chefe de Setor de Avaliação e Certificação. O Certificado emitido pela UOV tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como um certificado de capacitação ou qualificação profissional, respeitando a carga horária descrita, não podendo ser utilizado para outros fins, como curso técnico, graduação ou pós-graduação.
Qualquer pessoa ou empresa poderá checar a autenticidade do Certificado recebido pelo aluno. Clique aqui e acesse a página Autenticidade do Certificados.
Veja um exemplo ilustrativo do "Certificado de Conclusão de Curso da UOV":
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O conteúdo do Curso Online da Universidade Online de Viçosa - UOV é disponibilizado em sua totalidade na internet. O aluno pode acessá-lo de qualquer lugar sem dificuldades. São páginas digitais apresentando todas as diretrizes e sequências de estudos, conteúdo dos diversos módulos, filmes demonstrativos, atividades de revisão com exercícios propostos e corrigidos, em cada módulo, tabelas, gráficos, ilustrações e o teste para a avaliação final. Tudo é rapidamente visualizado, sendo necessária apenas a efetuação do login do aluno no site da Universidade Online de Viçosa - UOV.
Nos Cursos Online da UOV – Universidade Online de Viçosa, você encontra o que há de melhor no EAD – Ensino a Distância, no país. Os motivos são muitos, mas vamos destacar apenas alguns. Veja!
- Os cursos são elaborados por professores altamente especializados em suas áreas de atuação.
- Os professores escolhidos possuem grande experiência prática na área do curso e assinam um conteúdo de altíssima qualidade.
- Os professores estão presentes nos filmes, transmitindo informações ao aluno por meio de depoimentos e demonstrações claras dos processos ou das técnicas a serem ensinadas, o que é enfatizado em ilustrações especiais no conteúdo online.
Por trás de um Curso Online UOV, existem:
- Centenas de profissionais especializados e motivados, que têm como principal função apoiar e contribuir com os Professores na busca de soluções para facilitar a aprendizagem dos alunos.
- Um Conselho Editorial, que é um grupo constituído de profissionais altamente qualificados, com a importante responsabilidade de avaliar, propor melhorias e aprovar a liberação do curso dentro de um padrão otimizado para os alunos. O Conselho Editorial é que dá o tom e o respaldo para a uniformidade e manutenção da qualidade dos Cursos UOV.
- Especialistas nas mais diversas áreas, como: pedagogos, diretores de produção, diretores de fotografia, editores de vídeo, profissionais de computação gráfica e de tecnologia da informação, diagramadores de textos, revisores e redatores, trabalhando com irrestrita confiança de que os Cursos Online da UOV despertam sonhos e geram histórias de sucesso.
Os cursos se destacam, dentre os demais formatos, por serem objetivos, práticos, eficientes e por oferecerem um grande volume de informações, em um curto espaço de tempo.
O curso é totalmente online. Ele é constituído de um conteúdo interativo com filmes que mostram a prática, contendo, ainda, ilustrações especiais, animações e gráficos.
Ao estudar o curso, de tempo em tempo, há uma chamada para que o aluno assista a um filme específico do curso, complementando as informações do conteúdo online.
Em cada módulo, existem exercícios para fixação dos assuntos abordados e, no final do curso, há uma avaliação. Sendo aprovado na avaliação, o aluno terá direito a um Certificado de Conclusão de Curso, importante para o mercado de trabalho.
- “Uma imagem vale mais do que mil palavras.” É com base neste conceito que os cursos são elaborados. Assim, nos filmes, o aluno recebe informações diretamente do professor e é transportado, por meio de imagens, a uma realidade prática, mostrando exemplos de processos, de fabricação, de produção rural ou outro tema abordado. Um diferencial inigualável!
- O aluno estuda utilizando um computador, um laptop ou tablet no sistema android, em qualquer lugar que tenha internet com fio ou wireless.
- O aluno pode estudar em casa, na escola, na empresa, em qualquer horário.
- O aluno define o seu ritmo de estudos.
- O aluno faz um curso elaborado por uma Instituição com mais de 28 anos de experiência e sucesso, que capacitou mais de 1,4 milhão de alunos.
Ao fazer o Curso UOV, o aluno tem acesso ao Livro Digital que é disponibilizado para download. O aluno pode baixar o arquivo em seu computador, para uso permanente.
O conteúdo online, os filmes interativos, os exercícios e a avaliação final ficarão disponíveis por um período especificado nas informações de cada curso.
- Índice de alunos que julgaram o seu aproveitamento no curso ótimo ou bom: 91%.
- Índice de alunos que acharam que os cursos superaram ou atingiram suas expectativas: 98%.
- Índice de alunos que acharam a metodologia do curso, quanto ao processo ensino-aprendizagem, excelente ou boa: 94%.
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