Artigos e Notícias sobre Veterinário Profissional

Quais são os principais problemas dermatológicos em animais?

Todos os donos de animais sabem que, para que eles vivam bem, é preciso cuidar da sua saúde diariamente. Além da alimentação de qualidade, hidratação, vacinação correta e consultas regulares a um veterinário, é preciso estar atento a outros sinais que podem se manifestar, indicando possíveis problemas que, não tratados, podem prejudicar gravemente o animal.

Existe pediatria para cães e gatos? Sim!

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, nosso país conta com mais cães do que crianças em casa. São 44,3% de domicílios de áreas urbanas que dispõem de pelo menos um animal, contra 38,1% dos que possuem crianças. E os gatos não ficam para trás: são mais de 22 milhões de felinos espalhados por todo o país.

Produção de leite: qualidade na ordenha e prevenção da mastite

Há uma crescente modificação no controle de qualidade do leite e de seus derivados. Com a modernização da produção, todos os produtores se veem obrigados a produzir com os padrões mais altos de qualidade para sobreviverem no mercado. E, em uma rápida visita ao setor de produtos lácteos dos grandes supermercados, já é possível perceber a diferença.

Eutanásia em animais

A eutanásia consiste em proporcionar morte ao animal de forma que ele não sinta dor, para aliviar sofrimentos decorrentes de doenças incuráveis ou, no caso de animais que são abatidos, para a comercialização de sua carne. É realizada através de técnicas já conhecidas, por médicos veterinários, no caso de animais domésticos, ou por pessoas capacitadas.

Técnicas anestésicas locais em bovinos

A anestesia faz parte da rotina veterinária e é importante para os bovinos. Em termos técnicos, a anestesia consiste na aplicação de medicamentos para eliminar ou aliviar a dor em um local ou de forma generalizada, de modo que seja possível realizar procedimentos cirúrgicos. Cabe ao médico veterinário avaliar o animal e definir qual a melhor forma de aplicação em cada caso.

Anestesia em cães

Em um conceito mais técnico, a anestesia é um fármaco que deve ser ministrado para eliminar ou aliviar a dor e outras sensações a animais, para que possam passar por procedimentos cirúrgicos, exames diagnósticos e outros procedimentos. Ela deve durar um tempo determinado e deve ser aplicada por um anestesiologista veterinário.

Anestesia veterinária – pré e pós-cirurgia

A anestesia é um procedimento necessário em clínicas veterinárias. Não só para intervenções cirúrgicas, como também para alguns tratamentos simples, como a limpeza de dentes. Além de minimizar a dor, ela é fundamental também porque muitos animais não conseguem ficar quietos por muito tempo.

Cirurgia veterinária: impactação e abscedação do Saco Anal

A estrutura chamada de saco anal está presente em todos os cães e gatos e cada um possui duas dessas estruturas. Não são visíveis externamente e ficam localizadas na lateral do ânus desses animais. Formando uma espécie de bolsa, dentro de cada saco há duas glândulas, denominadas adanais ou glândulas do saco anal.

Cuidado veterinário: o que é Otohematoma?

Muito comum em cães e muito tratado por veterinários o otohematoma ou hematoma auricular é um hematoma que costuma aparecer no pavilhão auricular desses animais, caracterizado por um conjunto de sangue entre a cartilagem auricular e a pele canina, que pode ocorrer após uma lesão de segundo grau.

Remoção do baço em cães

Kelly Cristine de Sousa Pontes, professora da Disciplina VET Profissional Cirurgia de Cães e Gatos, explica que todos os órgãos desempenham funções importantes nos animais, mas é possível que eles tenham uma vida tranquila mesmo após a remoção de algum órgão, como é o caso do baço.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você