Kelly Cristina Sousa Pontes, professora da Disciplina VET Profissional UOV Cirurgia de Cães e Gatos, anuncia que a cirurgia no sistema urinário de pequenos animais apresenta técnicas e mecanismos únicos com os quais os médicos veterinários precisam estar familiarizados, para alcançarem o sucesso na realização dos procedimentos.
Uma cirurgia realizada no sistema urinário consiste na criação de uma abertura permanente ou temporária em diferentes locais na uretra. A uretrostomia é realizada em casos de:
- Produção de cálculos recorrentes que não são passíveis de controle médico;
- Estreitamentos uretrais distais ao escroto, devido a cálculos, traumatismos ou retrostomias;
- Traumatismo peniano grave, neoplasia do prepúcio ou uretra, quando é necessário amputar o pênis;
- Doenças congênitas que exigem manipulação do pênis ou prepúcio e forma de abertura uretral mais próxima, como é o caso de hipospadias e deficiência no comprimento peniano prepucial.
Tipos de uretrostomia:
- Pré escrotal
É realizada a partir de uma incisão cutânea desde imediatamente caudal ao prepúcio até imediatamente cranial ao escroto.
- Escrotal
É o procedimento de escolha, quando é necessário um orifício uretral permanente distal à uretra pélvica. Apresenta vantagens em relação à uretrostomia pré-púbica e perineal. É indicada para cálculos uretrais recorrentes, obstruções agudas, ferimentos uretrais distais severos no osso peniano ou no pênis, estrenose uretral distal ao escroto e para doenças que requeiram a amputação do pênis ou do prepúcio.
O local para a realização da uretrostomia é baseado no local onde há a obstrução ou em outro, conforme preferência do cirurgião. Em casos onde escolhe-se a técnica escrotal e o animal possa ser castrado, a uretrostomia escrotal é realizada. Já nos casos em que a obstrução da uretra proximal é acima do escroto, a uretrostomia perineal ou pré-púbica é exigida.
É mais comum em cães machos a obstrução uretral por urólitos, mas também é possível que ocorra em cadelas. Os cães afetados podem demonstrar sinais de ansiedade, drepressão ou fraqueza, com a possibilidade de a bexiga ficar distendida em um tamanho grande. O animal pode parecer normal e piorar rapidamente.
Animais que apresentam obstrução uretral precisam de um tratamento imediato, dado que essa afecção resulta em uma uremia pós-renal e provoca desequilíbrios hídrico, eletrolítico e ácido-básico associa, o que representa risco à vida do animal. Na impossibilidade de resultados laboratoriais, deve-se presumir que o animal encontra-se acidótico, hipercalêmico e azotêmico.
Conheça nossas Disciplinas do Projeto VET Profissional:
Disciplina de Cães e Gatos
Anestesiologia Veterinária
Clínica Médica de Cães e Gatos
Fonte: Portal Educação – portaleducacao.com.br
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Ganhe dinheiro oferecendo nossos cursos, softwares e livros, por meio de links, banners ou outras formas de anúncios na internet.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77