Clínica Médica de Bovinos: Nova Disciplina VET Profissional

Nova Disciplina Clínica Médica de Bovinos ensina como controlar a mastite no rebanho bovino e aumentar a qualidade do leite produzido

Clínica médica de bovinos

A criação de bovinos para a produção de leite é uma opção extremamente promissora para os pecuaristas. O mercado do leite no Brasil encontra-se em expansão, mas é preciso oferecer um produto de qualidade para garantir o seu espaço. Uma doença que pode atacar esses animais é a mastite, que causa alterações físico-químicas na composição do leite, ocasionando grandes prejuízos aos produtores rurais.

A mastite é uma doença muito comum em vacas leiteiras, resultado de uma infecção nas glândulas mamárias, causada por microrganismos como fungos e bactérias. Pode se apresentar de duas formas: a clínica, quando o animal apresenta sintomas físicos, como inchaço nas mamas, vermelhidão, presença de grumos e/ou pus no leite, entre outros; e a subclínica, que pode passar despercebida por não apresentar sintomas físicos, produzindo alterações no leite que prejudicam a sua qualidade.

Por isso, identificar os tipos de mastite que acometem o rebanho e os principais agentes causadores, além de suas fontes de infecção, tornou-se primordial para os veterinários profissionais.

A partir dessa necessidade, a UOV - Universidade Online de Viçosa, em parceria com a Univiçosa, preparou a Disciplina Clínica Médica de Bovinos, composta de aulas que demonstram como tratar a mastite clínica e subclínica de natureza contagiosa ou ambiental e como orientar o produtor rural e a mão de obra envolvida na atividade leiteira acerca de processos preventivos da doença.

Essa disciplina é composta por duas aulas, que abordam o controle da mastite e a melhoria na qualidade do leite. São 70 minutos de filmes interativos, além de um livro digital, disponível para download com toda a teoria necessária.

Seu professor, Paolo Vivenza, é Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Gestão do Agronegócio pelas Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), Mestre e Doutor em Zootecnia, Nutrição Animal pela UFMG. Principais áreas: doenças infecciosas em bovinos, mastite, exigências nutricionais de bovinos, metabolismo animal e bioenergética, respirometria e avaliação dos alimentos.


Por que escolher o VET Profissional UOV?


Projeto Veterinário Profissional é uma parceria entre a Univiçosa e a UOV – Universidade Online de Viçosa que visa disponibilizar aulas práticas de Medicina Veterinária para instituições de Ensino e Profissionais Veterinários.

As aulas práticas são gravadas de forma clara e com foco nos detalhes, permitindo que o estudante ou profissional veterinário visualize e compreenda as técnicas apresentadas. Os vídeos oferecem conteúdo de alta qualidade, que pode ser acessado de forma prática e rápida de qualquer dispositivo conectado à internet.

Esta é uma ferramenta inovadora e fundamental para que o veterinário reveja conceitos técnicos para utilizá-los no seu cotidiano profissional e para que as universidades possam apresentar conteúdo para seus alunos mesmo na indisponibilidade de animais, instalações ou equipamentos.



Conheça agora a nova Disciplina do Projeto VET Profissional UOV: Clínica Médica de Bovinos!

Confira também:

Anestesiologia Veterinária
Cirurgia de Grandes Animais

por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você