Para funcionários de pet shops ou hotéis para animais e tutores (donos) de bichinhos de estimação, o domínio de técnicas de primeiros socorros torna-se fundamental, assim como o conhecimento adequado para ministrar medicamentos, afirma Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso Online UOV Primeiros Socorros para Cães e Gatos - Parada Respiratória e Cardíaca, Desmaios, Estado de Choque e Convulsões.
Comprimidos e cápsulas
Segure o comprimido ou a cápsula com as pontas dos dedos indicador e polegar (ou uma pinça). Com a palma da outra mão, levante o focinho do pet para cima e pressione, levemente, os incisivos para baixo. Com os dedos que seguram o remédio, posicione o comprimido ou a cápsula na base da língua do bichinho de estimação. Feche a boca do pet e esfregue a parte ventral do pescoço para estimular a deglutição.
Medicamentos líquidos
Os medicamentos líquidos devem ser ministrados com a ajuda de uma seringa de 10 ml, por exemplo. Antes de administrar a medicação, é importante que o animal esteja sentado e tranquilo. Coloque, na seringa, o volume (ml) do remédio prescrito pelo médico veterinário. Em seguida, posicione a seringa no canto da boca do pet e aperte o êmbolo, lentamente, até que o animal engula todo o líquido.
Injeção intramuscular
Após a adequada contenção do animal, prepare-o para receber a injeção intramuscular. Primeiramente, esfregue a região escolhida, para a ministração do medicamento, com algodão embebido em álcool 70%. É de suma importância que a injeção seja aplicada, no interior do músculo do pet, em ângulo de 45° a 90°. Empurre o êmbolo da seringa, moderadamente, até todo líquido penetrar no músculo do animal.
Injeção subcutânea
Antes de aplicar a injeção subcutânea, permita que o animal esteja calmo e contido, para que ele não se machuque durante o procedimento. Para desinfetar a região, onde será aplicada a injeção, passe algodão embebido em álcool 70% ou substância desinfetante à base de iodo. Com a ajuda dos dedos, pince uma dobra de pele no dorso ou pescoço do pet. Insira a agulha e empurre o êmbolo, lentamente, até toda a medicação ser ministrada.
Injeção endovenosa
Na injeção endovenosa (assim como nas demais), o bisel (talhe) da agulha deve ser posicionado para cima. Após desinfetar a região com álcool 70%, insira a agulha (em ângulo de 30°) até a metade entrar na veia do animal. É indispensável livrar a pressão que dilata a veia e sorver o sangue até o canhão da agulha. A injeção deve ser aplicada, em velocidade moderada a lenta conforme o medicamento. Assim que terminar, faça pressão no local com algodão seco.
Conheça os Cursos Online UOV da Área Pet.
Fonte: portaleducacao.com.br
Por Andréa Oliveira.
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Ganhe dinheiro oferecendo nossos cursos, softwares e livros, por meio de links, banners ou outras formas de anúncios na internet.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77