Dicas para ministrar medicamentos em pets

Ministrar medicamentos em pets requer o conhecimento de técnicas, além de alguns cuidados essenciais

Dicas para ministrar medicamentos em pets

Para funcionários de pet shops ou hotéis para animais e tutores (donos) de bichinhos de estimação, o domínio de técnicas de primeiros socorros torna-se fundamental, assim como o conhecimento adequado para ministrar medicamentos, afirma Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso Online UOV Primeiros Socorros para Cães e Gatos - Parada Respiratória e Cardíaca, Desmaios, Estado de Choque e Convulsões.

Comprimidos e cápsulas


Segure o comprimido ou a cápsula com as pontas dos dedos indicador e polegar (ou uma pinça). Com a palma da outra mão, levante o focinho do pet para cima e pressione, levemente, os incisivos para baixo. Com os dedos que seguram o remédio, posicione o comprimido ou a cápsula na base da língua do bichinho de estimação. Feche a boca do pet e esfregue a parte ventral do pescoço para estimular a deglutição.

Medicamentos líquidos


Os medicamentos líquidos devem ser ministrados com a ajuda de uma seringa de 10 ml, por exemplo. Antes de administrar a medicação, é importante que o animal esteja sentado e tranquilo. Coloque, na seringa, o volume (ml) do remédio prescrito pelo médico veterinário. Em seguida, posicione a seringa no canto da boca do pet e aperte o êmbolo, lentamente, até que o animal engula todo o líquido.

Injeção intramuscular


Após a adequada contenção do animal, prepare-o para receber a injeção intramuscular. Primeiramente, esfregue a região escolhida, para a ministração do medicamento, com algodão embebido em álcool 70%. É de suma importância que a injeção seja aplicada, no interior do músculo do pet, em ângulo de 45° a 90°. Empurre o êmbolo da seringa, moderadamente, até todo líquido penetrar no músculo do animal.

Injeção subcutânea


Antes de aplicar a injeção subcutânea, permita que o animal esteja calmo e contido, para que ele não se machuque durante o procedimento. Para desinfetar a região, onde será aplicada a injeção, passe algodão embebido em álcool 70% ou substância desinfetante à base de iodo. Com a ajuda dos dedos, pince uma dobra de pele no dorso ou pescoço do pet. Insira a agulha e empurre o êmbolo, lentamente, até toda a medicação ser ministrada.

Injeção endovenosa


Na injeção endovenosa (assim como nas demais), o bisel (talhe) da agulha deve ser posicionado para cima. Após desinfetar a região com álcool 70%, insira a agulha (em ângulo de 30°) até a metade entrar na veia do animal. É indispensável livrar a pressão que dilata a veia e sorver o sangue até o canhão da agulha. A injeção deve ser aplicada, em velocidade moderada a lenta conforme o medicamento. Assim que terminar, faça pressão no local com algodão seco.

Conheça os Cursos Online UOV da Área Pet.

Fonte: portaleducacao.com.br

Por Andréa Oliveira.

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você