Dúvidas sobre a castração de cães

Tire algumas de suas dúvidas em relação a esse procedimento cirúrgico em cães

Castração

A maioria dos donos de cães ainda possui dúvidas sobre a castração desses animais. Esse tema, ainda considerado um tabu na sociedade provoca muitas interpretações equivocadas e, pela falta de conhecimentos, muitos animais não passam por esse procedimento, pois seus donos costumam sentir medo o até mesmo pena.

O professor da Disciplina Clínica Médica de Cães e Gatos, do Projeto VET Profissional UOV, Gustavo Carvalho Cobucci, explica que ainda falta muito conhecimento das pessoas em relação à castração do animal, que não provoca nenhum impacto negativo no animal e ainda pode ajudar a prevenir algumas doenças futuras.

Conheça um pouco mais sobre esse procedimento:


Quais são os tipos de castração?

Muitas pessoas costumam confundir castração com esterilização. A esterilização consiste na remoção do útero e do ovário através de cirurgia, ao passo que a castração consiste na remoção dos testículos. Além dessa separação, é possível classificar o procedimento cirúrgico em 3:

- Ovariohisterectomia: remoção de ovários e útero;

- Orquiectomia: remoção dos dois testículos;

- Vasectomia: é muito incomum e consiste na interrupção da passagem de espermatozoides;

Como é realizada a cirurgia?

É geralmente um processo simples e rápido. O animal receba uma anestesia geral e realiza-se a remoção do órgão desejado. Após essa remoção, o animal leva alguns pontos e, em menos de 24 horas, já está bem.

Confira algumas dúvidas comuns em relação a esse procedimento:

- Qual o valor da castração?

O valor é variável de acordo com vários fatores, como o tipo de anestesia e, ainda, de veterinário para veterinário. Fêmeas costumam ser mais caras devido ao tempo requerido para a operação. Geralmente, cobra-se um valor de R$250 para fêmeas e R$150 para machos.

- Como é a recuperação do animal?

O pós-operatório não é muito complicado. O veterinário poderá receitar um anti-inflamatório. O dono precisa ficar atento para que o animal não morda ou lamba o local com os pontos. Para isso, recomenda-se a utilização de roupas cirúrgicas para cadelas ou colar elisabetano para machos. Ainda, recomenda-se que o animal faça pouco esforço. A alimentação poderá ser a mesma, caso o veterinário não exija mudanças.

- Quais são os benefícios da castração?

Em machos, a castração costuma promover uma diminuição na necessidade de “marcar território” e na agressividade. Em fêmeas, ela tem caráter mais preventivo, evitando doenças futuras, como é o caso da piometra, que é uma infecção no útero.

- Animais ficam tristes após a castração?

Não. No geral, eles ficam mais calmos. Em alguns casos, é possível que o animal permaneça entusiasmado mesmo após o procedimento cirúrgico.

- Cães engordam após a castração?

Animais que vivem em casas ou apartamento e têm o hábito de se exercitar sozinhos podem engordar, pois eles ficam mais calmos após o procedimento. Se você exercitar o seu cão ele não engordará.

- A fêmea precisa ter uma cria antes da castração?

Não. Esse é um mito muito comum em relação à castração de fêmeas. O ideal é castrar a fêmea antes do primeiro cio, o que evita o surgimento de tumores de mama.


Confira nossas Disciplinas do Projeto VET Profissional:

Cirurgia de Cães e Gatos
Anestesiologia Veterinária
Clínica Médica de Cães e Gatos

Fonte: Clube para Cachorros – clubeparacachorros.com.br
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você