Lançamento VET Profissional UOV: Disciplina Suínos – Produção e Principais Doenças

Não deixe de conferir a nova disciplina Suínos – Produção e Principais Doenças, do Projeto VET Profissional UOV

Suínos, produção e principais doenças

A suinocultura é um dos nichos de mercado mais atraentes para se investir no Brasil graças às possibilidades de produtividade e rentabilidade. A atividade gera impacto na economia do país e apresenta índices de crescimento maiores a cada ano que passa. Porém, essa atividade pode sofrer enormes prejuízos devido a várias doenças que podem afetar os animais.

O sistema agroindustrial da suinocultura engloba um conjunto de atividades e profissionais nas indústrias produtoras de insumos, fabricantes de rações, medicamentos, equipamentos e material genético, profissionais e médicos veterinários, granjas, abatedouros e frigoríficos, assim como as indústrias que processam os alimentos, distribuidores e o consumidor final.

As principais doenças enfrentadas por suínos são:


- Pneumonia

Essa doença tem como agente causador uma bactéria e é extremamente contagiosa. A boa notícia é que ela não causa a morte de todo o rebanho, que pode conviver com ela se receber o tratamento adequado. Uma das possíveis causa é a higiene precária do local, que acaba por permitir a proliferação da bactéria e a consequente contaminação dos animais. No caso de pneumonia enzoótica, é necessário vacinar todo o rebanho pois ela provoca a redução da imunidade dos animais, o que favorece o aparecimento de outras doenças.

- Peste Suína

A peste suína é um pouco mais complicada que a pneumonia enzoótica. Isso porque ela é causada por um vírus que provoca febres altas, diarreia por vários dias, vômitos, andar desregulado, manchas azuis na pele e outros sintomas, podendo causar muitas mortes na criação. A vacinação é fundamental para evitar o aparecimento dessa doença no rebanho.

- Febre Aftosa

Essa doença suína também pode ser passada para bovinos e, por isso, é preciso ficar atento. A carne infectada pela febre aftosa pode, inclusive, causar prejuízos aos humanos que a consomem. Lesões na vesícula e na cavidade bucal dos animais são os principais sintomas dessa doença.

- Rinite Atrófica

A rinite atrófica pode ser propagada facilmente. Os principais sintomas são espirros, manchas escuras ao redor dos olhos, desenvolvimento retardado, corrimentos e atrofias nasais. A melhor forma de evitá-la é vacinando os animais, cuidando também para que a baia não fique muito cheia e que ela esteja sempre higienizada.

A partir desse panorama, a UOV - Universidade Online de Viçosa, em parceria com a Univiçosa, preparou a Disciplina Suínos - Produção e Principais Doenças, composta de aulas que apresentam o panorama da produção de suínos no Brasil e no mundo, a fisiologia e características de raças, aspectos relativos ao melhoramento genético, bem como os manejos reprodutivos da fêmea suína relacionados à maternidade, lactação e saúde das matrizes.

Como funciona essa disciplina?


Composta por 6 aulas, 267 minutos de filmes interativos e manual disponível par download, ela apresenta desde um panorama da produção de suínos no Brasil e no mundo, até o manejo pré-abate desses animais, mostrando, também, a origem, classificação, anatomia e fisiologia dos suínos. Cada aula mostra, de forma simples e fácil, a prática de todo o conhecimento apresentado.

O conteúdo da Disciplina Online do Portal Veterinário Profissional da Universidade Online de Viçosa - UOV é disponibilizado em sua totalidade na internet. O aluno pode acessá-lo de qualquer lugar sem dificuldades. São páginas digitais apresentando filmes demonstrativos, organizados em aulas. Tudo é rapidamente visualizado, sendo necessária apenas a efetuação do login do aluno no site da Universidade Online de Viçosa - UOV.

Quem é o professor?


A Professora da Disciplina Suínos – Produção e Principais doenças é Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Medicina Veterinária pela UFV e Doutora em Medicina Veterinária Preventiva - Saúde Animal e Programas Sanitários pela UFV. Principais áreas: medicina veterinária preventiva, suinocultura com ênfase em diagnóstico e controle de doenças infecciosas.


Conheça agora a nova Disciplina VET Profissional UOV Suínos – Produção e Principais Doenças!

Confira também:

Anatomia Veterinária – Osteologia e Miologia de Animais Domésticos
Cirurgia de Grandes Animais

Fonte: Tudo Sobre Bichos – tudosobrebichos.com
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você