O que é a torção gástrica em cães?

Conheça um pouco essa doença que é grave e apresenta altos índices de mortalidade nos animais

Cão doente

O professor da Disciplina do VET Profissional UOV Clínica Médica de Cães e Gatos, Gustavo Carvalho Cobucci, explica que um bom veterinário deve conhecer a fundo todos os problemas que os animais podem apresentar, para conseguir diagnosticar e curá-los da forma mais rápida e eficiente possível.

Conheça um pouco mais sobre a torção gástrica em cães:


A torção gástrica, ou vólvulo gástrico ou dilatação do vólvulo gástrico, é uma doença que provoca uma dilatação excessiva e consequente torção do estômago do animal. E essa dilatação ocorre pela presença de gases, fluidos e/ou alimentos em excesso, quando a aerofagia e a fermentação desse conteúdo facilitam a formação e o acúmulo de gases.

De origem desconhecida, essa doença costuma atacar cães de porte grande ou gigante, ocorrendo muito raramente em cães pequenos ou gatos. Um dos fatores que podem propiciar o surgimento da torção é a alimentação do animal, quando ela é feita apenas uma vez ao dia, ingerindo uma grande quantidade de alimento em um tempo curto. Ainda, animais que estão abaixo do peso, animais mais velhos e animais que fazem dieta com alimentos secos e gordurosos também estão mais sensíveis para a torção gástrica.

Essa enfermidade envolve motilidade gástrica anormal e parece estar relacionada com a conformação torácica, em cães que possuem tórax mais profundos em relação à largura, por exemplo, e até uma predisposição genética. Apresenta altas taxas de mortalidade e produz alterações severas na fisiologia renal, gastrointestinal, respiratória e cardiovascular do animal, como a hipovolemia, endotoxemia, choque e coagulação intravascular disseminada.

O grau da torção pode ser parcial ou completo, podendo ser tanto no sentido horário, quando no anti-horário. A gravidade do caso é influenciada por esse grau de torção, podendo haver obstrução do fluxo gástrico, distendendo progressivamente o estômago e produzindo ainda mais gases, o que leva a alterações físicas, como o aumento abdominal e o timpanismo, reflexo de vômito improdutivo, arritmia e pulso rápido e fraco. É possível que o baço e o omento maior também sejam torcidos. A doença se agrava com o risco de uma possível obstrução da veia porta e veia cava causal, o que leva o animal a uma congestão mesentérica, quadro de necrose da parede gástrica e redução do débito cardíaco.

O diagnóstico é auxiliado com a análise de radiografias contrastadas, o que permite visualizar a posição do estômago, para poder diferenciar a dilatação simples da dilatação do vólvulo gástrico. Na dilatação simples, o estômago mantém seu formato anatômico e somente dilata, sendo essa forma de dilatação menos grave do que a do vólvulo gástrico.

Por conta da gravidade, a torção gástrica deve ser tratada como uma emergência. O tratamento é feito com terapia intensiva para choque. Outra possibilidade é a descompressão gástrica feita com uma sonda, que proporciona uma melhora no débito cardíaco e alivia a obstrução das veias, para que possa ser feita uma lavagem gástrica que remova o conteúdo do estômago.

Por fim, ressaltamos que todas as informações aqui apresentadas são apenas de caráter informacional, não substituindo a consulta a um médico veterinário habilitado. Ao menor sinal de que algo não está bem com o seu animal, é imprescindível levá-lo a um veterinário o mais rápido possível.

 


Conheça nossas Disciplinas do Projeto VET Profissional:

Disciplina de Cães e Gatos
Anestesiologia Veterinária
Clínica Médica de Cães e Gatos

Fonte: Info Escola – infoescola.com
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você