VET Profissional: Dicas para vestir os equipamentos cirúrgicos

É preciso atenção na hora de vestir os equipamentos cirúrgicos, de forma a evitar contaminações durante o procedimento operatório

Cirurgia em cão

Para a preparação de cirurgias em cães e gatos, é imprescindível estar atento a vários detalhes, que serão fundamentais para garantir que não haja qualquer tipo de contaminação ao animal por parte do veterinário. Após reunir a equipe, dentre outros procedimentos, é necessário vestir alguns equipamentos cirúrgicos.

Kelly Cristine de Sousa Pontes, professora das Aulas de Cirurgia de Cães e Gato VET Profissional, da Universidade Online de Viçosa, afirma que essas práticas ajudam a prevenir a contaminação exógena do campo operatório, isto é, evita que ele seja contaminado antes do procedimento operatório.

Para que o veterinário possa vestir o avental, é preciso que a equipe o ajude e seja capacitada para desempenhar essa função. Os componentes da equipe devem:


- segurar o avental com as pontas dos dedos pelas dobras do decote, elevando-o do campo esterilizado e levando-o para fora da mesa;

- depois, ele deve ser aberto com movimentos firmes, para que as dobras se desfaçam, cuidando para que ele não entre em contato com outras pessoas da sala ou com objetos e locais não esterilizados;

- para vesti-lo é preciso segurá-lo pela parte interna do ombro, afastando-o do corpo e, com um movimento ligeiro para cima, introduzir ao mesmo tempo os dois braços, mantendo a extensão para cima;

- posicionar-se de costas para os ajudantes e solicitar ajuda para acertar as mangas. Eles, por sua vez, introduzem a mão pela parte interna do avental e puxam as mangas até que elas se acertem nos pulsos;

- esperar que os ajudantes amarrem as tiras ou fitas do decote do avental;

Para calçar as luvas:


- abrir o pacote onde elas se encontram, expondo-as de modo que os punhos fiquem voltados para si;

- calçar a esquerda da seguinte maneira: segurando-a pela dobra do punho com a mão direita. Depois, os dedos da mão que já está enluvada devem ser introduzidos sob a dobra do punho da luva direita, calçando-a. Após calça-las, a dobra deve ser desfeita até que se cubra o punho da manga do avental.

- colocar os dedos da mão direita enluvada na dobra do punho da luva esquerda, repetindo o procedimento acima.

Há outra maneira de se realizar esse procedimento:


- segurar o par de luvas pelas dobras e calçar a mão direita;

- introduzir a mão enluvada sob a dobra do punho da luva esquerda e calçar a mão esquerda;

- desfazer as dobras da forma descrita acima.

No preparo de qualquer procedimento cirúrgico, o veterinário e a equipe devem priorizar a segurança do animal e de toda a esquipe, cuidando também de todo o processo pré e pós-operatório.

 

Conheça o Projeto VET Profissional, uma parceria entre a Univiçosa e a UOV – Universidade Online de Viçosa que visa disponibilizar aulas práticas de Medicina Veterinária para instituições de Ensino e Profissionais Veterinários.

As aulas práticas são gravadas de forma clara e com foco nos detalhes, permitindo que o estudante ou profissional veterinário visualize e compreenda as técnicas apresentadas. Os vídeos oferecem conteúdo de alta qualidade, que pode ser acessado de forma prática e rápida de qualquer dispositivo conectado à internet.

Esta é uma ferramenta inovadora e fundamental para que o veterinário reveja conceitos técnicos para utilizá-los no seu cotidiano profissional e para que as universidades possam apresentar conteúdo para seus alunos mesmo na indisponibilidade de animais, instalações ou equipamentos.


Fonte: Portal Educação – portaleducacao.com.br
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você