Movimentado não só pelo turismo, o setor da hotelaria é importante e consolidado em todo o mundo. Quase todo mundo já passou pela experiência de estar em um hotel, seja a passeio ou a trabalho. Além das acomodações, do atendimento e da localização, muita gente costuma se atrair também pelo café da manhã.
Uma das “profissões” que tem ganhado destaque ultimamente é a de organizador de eventos. Trabalhar com planejamento e organização de eventos e workshops é uma atividade dinâmica, competitiva e muito lucrativa. No entanto, requer conhecimentos específicos, domínios de técnicas de trabalho e mão de obra capacitada para a execução das tarefas.
O café da manhã é a primeira refeição do dia após horas de jejum. Ele precisa ser nutritivo, rico em minerais e vitaminas, além de saboroso e farto. Na verdade, o desjejum é a melhor forma de começar o dia, com disposição e energia, para realizar atividades de lazer ou trabalho. Por esse motivo, os hóspedes se importam tanto em como será o café da manhã do hotel.
No ramo da hotelaria, é fundamental oferecer aos seus hóspedes uma experiência totalmente inesquecível durante a sua estadia. Mais além de quartos confortáveis, arrumados e bem decorados, é preciso oferecer outras opções para que ele possa desfrutar ainda mais da hospedagem. A partir desse ponto, o restaurante e o bar podem ser um dos pontos altos para enaltecerem essa experiência.
No ramo da hotelaria, várias são as opções de acomodações para os hóspedes. Por exemplo, os quartos são classificados de acordo com a quantidade e o tipo das camas que dispõem:
O departamento de recepção é o departamento mais importante para o funcionamento de um hotel, pois ele se comunica com todos os outros departamentos. Lairson Lopes Sena, professor do Curso Online Treinamento e Reservas e Recepção, da Universidade Online de Viçosa – UOV, afirma que “A estrutura e a composição da recepção depende de vários fatores, como o tamanho e o tipo de hotel, da qualidade e da quantidade de serviços oferecidos, dentro outros.”.
A origem dos bares é antiga. Em meados do século XVIII, na França, as tabernas possuíam uma barra que tomava todo o comprimento do balcão, para evitar que os clientes se encostassem ao mesmo. Estudantes americanos que frequentavam as tabernas levaram essa ideia para seu país. Estima-se que a palavra “bar”, em inglês e que significa “barra”, venha da palavra francesa “barre”, daí o nome popular Bar.
Para que o funcionamento de um hotel ou pousada saia como o esperado, a profissão de camareira tem papel decisivo. Ela garante o bem-estar do hóspede, pois é responsável pela arrumação, limpeza e higienização do ambiente, além de controlar os produtos usados nos apartamentos e de procederem à reposição dos mesmos. Outra responsabilidade inerente ao cargo é o zelo pelos objetos pessoais dos hóspedes, assim como o respeito pelos seus hábitos, preferências e cultura.
A recepção é um dos setores mais importantes de um hotel, pois falhas no atendimento ao hóspede podem acarretar insatisfação e, consequentemente, marketing negativo. Nesse sentido, os procedimentos de check-in e check-out admitem enorme importância, dado que são o momento de primeiro e último contato do cliente com o estabelecimento.
Junto a outros profissionais da área de hotelaria, a governanta ganha destaque nesse setor, por ser a principal responsável por gerenciar todas as tarefas do departamento de governança. “A governança é o departamento responsável pela arrumação dos apartamentos, pela administração da lavanderia e da rouparia e pela limpeza geral das áreas de circulação e sociais do hotel. Considerando que limpeza e organização são requisitos essenciais de qualidade, independentemente do tamanho e tipo do hotel, esse departamento assume grande relevância na captação e manutenção da clientela.”, afirma Luciana Rogéria Tebar, professora do Curso Online Treinamento de Governanta.
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