Como otimizar a administração rural

Saber gerenciar seu negócio rural é fundamental para o sucesso

Administrador no meio da plantação

A complexidade das empresas rurais, analisadas no contexto interno e externo, aliada à competitividade do sistema, precisa continuamente realocar, reajustar e reconciliar seus recursos disponíveis com os objetivos e oportunidades oferecidos pelo mercado. A gestão empresarial (planejamento, organização e controle) é uma ferramenta do processo administrativo para aumentar a competitividade do sistema. A administração rural funciona da mesma forma, além de servir para renovar e profissionalizar o campo.

As empresas rurais, independente do tamanho, necessitam solucionar problemas e tomar decisões em três níveis: estratégico, gerencial e operacional. O estratégico é o mais elevado, composto pelos proprietários e diretores responsáveis pelos assuntos globais da empresa. O gerencial é o intermediário, ocupado por técnicos, administradores ou gerentes. O operacional é responsável pela execução das decisões dos dois níveis superiores.

Depois de entender o que é a administração rural, pensando em orientar ainda mais, apresentamos dicas para a administração rural:


1 – Armazene e controle as informações financeiras


Você pode anotar em um papel, em uma planilha ou até mesmo no computador. O importante é ter total controle e acesso fácil a essas informações, que representam parte significativa da administração.


2 – Controle as compras e vendas


É imprescindível controlar tudo o que se vende e o que se compra, armazenando recibos e comprovantes. Ainda é válido armazenar cada informação separadamente e é fundamental não incluir despesas pessoais nas despesas da fazenda.


3 – Registre toda a produção


O importante é manter as rédeas da produção. Registre tudo o que foi produzido, o que foi perdido e o que ficou por produzir. Isso ajuda no gerenciamento dos custos da produção e na otimização do processo.


4 – Gerencie os funcionários


Também é crucial gerenciar os funcionários de acordo com as horas trabalhadas por eles, a atividade que cada um desempenha, o valor do salário de cada um e os gastos com mão de obra.

Dispondo de todas as informações acima, fica fácil calcular qual será o saldo da administração. Basta subtrair da receita final os gastos com as despesas e verificar se a administração está surtindo efeito ou se precisará de medidas mais enérgicas para garantir o lucro final.



Conheça Nossos Cursos Online na Área Administração Rural:

Planejamento de Gestão Financeira da Empresa Rural
Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais
Chefia e Liderança na Fazenda



Fonte: Farming – sfagro.uol.com.br



por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você