Começando a trabalhar com EVA: o que você precisa saber

A borracha EVA é amplamente utilizada em artesanatos e tem um leque variado de possibilidades de uso

Flor confeccionada em EVA

Quem nunca foi a uma festinha e voltou com aquela lembrancinha de EVA para casa ou até fez essas lembrancinhas para a sua própria festa? Ao pensar em artesanato, impossível não relacionar essa atividade, que segue em alta, ao EVA. Trata-se de uma mistura de alta tecnologia de Etil, Vinil e Acetato, daí o nome E.V.A. É encontrado nas mais variadas cores e conhecido entre artesões e artistas.

Aparecida Coutinho, professora do Curso Online de Artesanato em Borracha EVA, da Universidade Online de ViçosaUOV, faz saber que “O EVA é uma borracha não tóxica que pode ser aplicada em diversas atividades artesanais. As placas de EVA são de grande versatilidade, laminados em diversas cores, espessuras, durezas e densidades, além de ser extremamente fácil de manusear.”

O EVA propicia um trabalho bem acabado, de grande efeito plástico, além de oferecer bom retorno financeiro para o artesão em virtude do seu baixo custo. É vendido em várias espessuras e variam desde as estampas lisas, básicas, até as decoradas. O preço das decoradas é mais salgado, mas é possível decorar usando a criatividade e fazendo aplicação de tecidos, por exemplo, em casa.

Para trabalhar com esse material emborrachado, as ferramentas mais comuns são: tesouras, que podem ser as de picotar, aquelas pequenas para peças mais detalhadas ou as comuns; estiletes; colas, sendo mais indicadas as de isopor e a cola quente, por garantirem melhor resultado; e canetas próprias para EVA. Não é aconselhado o uso de lápis, pois podem manchar o material.

Ao trabalhar com EVA, é crucial conhecer e praticar a palavra “criatividade”. Pelo leque variado de uso do EVA, o que dá vida ao trabalho é a criatividade. Combina com todos os tipos de fitas, botões, tecidos, tintas, desenhos, musgo, ráfia, entre outros.

 


Conheça nossos Cursos Online na Área de Arte e Artesanato

Artesanato em Borracha EVA
Patchwork – Técnica e Arte em Retalhos
Como Confeccionar Fantoches de Espuma

 

por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você