Como vender artesanato pela internet

Confira algumas dicas voltadas para aqueles que desejam vender artigos de artesanatos pela internet

Artesanato

O comércio pela internet é um recurso que está sendo explorado por diferentes empreendedores. O sucesso das lojas online se dá, principalmente, pela flexibilidade de horário que os consumidores têm para comprar e a possibilidade de atender clientes de todas as partes do país, muitas vezes do mundo, oferecendo, na maioria das vezes, produtos diferenciados dificilmente encontrados em lojas físicas.

Para os artesãos, a rede é uma ferramenta eficiente para a divulgação de seus trabalhos e para o alcance de uma clientela maior e mais selecionada, o que, muitas vezes, é difícil conseguir quando a comercialização é voltada apenas para os consumidores locais.

Desse modo, confira algumas dicas voltadas para aqueles que desejam vender artigos de artesanatos pela internet.

 

As opções para vendas online de artesanato

Loja virtual

Um dos primeiros desafios para aqueles que desejam comercializar seus produtos pela internet é montar o sistema da loja virtual, pois a loja própria permite a criação de uma referência para o seu negócio e vai construindo a sua marca.

Uma alternativa viável são as lojas virtuais alugadas, as quais são pagas pelo direito de uso da plataforma. O preço varia de acordo com os recursos oferecidos pelo e-commerce escolhido. Outra opção é elaborar um comércio online a partir do WordPress somado à instalação de alguns plugins específicos, como o WooCommerce.

 

Marketplaces especializados em artesanato

Outra opção é oferecer os produtos em sites que comercializam mercadorias de vários fornecedores, como o Mercado Livre, por exemplo.

Chamados de Marketplaces, essas plataformas permitem o cadastro dos produtos em uma conta em um uma loja virtual dentro do próprio sistema, sendo cobrada uma porcentagem em cima de cada venda efetuada ou uma mensalidade. É uma das alternativas de comercialização mais rápidas de por em prática, tendo como

 

Venda de artesanato pelas redes sociais

Outro canal de venda possível para produtos artesanais são as redes sociais, como o Facebook, Instagram e Pinterest.

O Facebook já oferece ferramentas internas para a comercialização de mercadorias, de modo que basta inscrever-se na plataforma e cadastrar os produtos. O Instagram, por sua vez, embora não ofereça o suporte para vendas como na rede social anterior, proporciona um foco maior no produto, agregando valor aos detalhes e materiais usados na confecção das peças. Já o Pinterest mescla o melhor do Face e do Insta, pois, além de valorizar as imagens dos produtos, oferece suporte para e-commerce; no entanto, é a plataforma menos popular entre os três aqui citados.

 

Divulgação do negócio

Se o primeiro desafio é montar o sistema de loja online, como dito anteriormente, o segundo, com certeza, é realizar uma divulgação efetiva e consistente capaz de angariar clientes, efetuar vendas e promover a fidelização.

Independente da plataforma que escolher para desenvolver seu empreendimento online, use e abuse das redes sociais para fazer com que o máximo de pessoas possível conheça seu trabalho. Contrate os serviços de posts patrocinados e propagandas, elabore postagens interessantes e chamativas e procure, sempre, estabelecer um bom relacionamento com os clientes que, porventura, interagirem com a marca pelas redes sociais.

Também, promova anúncios no Google e em blogs e sites já populares, com muitos acessos. Você pode divulgar sua loja, também, por meio de panfletos distribuídos nos centros das cidades, em feiras e eventos.

 

Conheça os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área de Arte e Artesanato

Curso Online Patchwork - Técnica e Arte em Retalhos

Curso Online Artesanato em Palha de Milho - Bolsas, Caixas, Baús, Cestos, Bonecos e Outros

Curso Online Tecelagem Manual - Tear de Pedal

 

Fonte: Mulheres Empreendedoras - mulheresempreendedoras.net.br

Por Bruna Falcone Zauza

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você