Tipos mais comuns de lapidação

A lapidação é parte fundamental na valorização de pedras preciosas

Lapidação de pedra preciosa

As primeiras pedras preciosas descobertas ganharam a admiração do homem pela sua beleza e mistério. Desde então, há o desafio de tornar ainda mais belo o que já é fascinante. As gemas têm sua beleza ainda mais destacada quando estão nas mãos de artesões, que são responsáveis por dar a elas vida, cor e brilho através do processo de lapidação.

A lapidação tem que ser feita de forma precisa e perfeita, pois uma lapidação malfeita pode depreciar até a joia mais valiosa do mundo, ao passo que uma bem executada pode garantir total requinte a uma pedra, ainda que semipreciosa.

“Uma gema é apreciada especialmente pela sua beleza ou grande perfeição, portanto, a aparência é quase sempre o atributo mais importante das gemas. As características que tornam uma gema bela ou desejável são a cor, os fenômenos ópticos incomuns no interior da pedra, uma inclusão interessante, tal como um fóssil, uma raridade e, às vezes, a própria forma do cristal natural.”, garante Itamar Fernandes Esteves, professor do Curso Online de Lapidação de Pedras, da Universidade Online de Viçosa.

Existem várias formas de se lapidar uma pedra bruta, sendo estas as principais:

- Lapidação brilhante
Em joalherias esse é o tipo de lapidação mais comum. É composta por trinta e duas facetas* na parte superior com mesa e, pelo menos, vinte e quatro na inferior. Erroneamente virou sinônimo de diamante, por ser o tipo de lapidação criada especialmente para ele e a forma na qual é mais comercializado. Porém, o rubi, por exemplo, também pode recebê-la, sendo correto dizer rubi com lapidação brilhante.

- Lapidação em oito facetas
Como o próprio nome sugere, essa lapidação confere à gema oito facetas superiores e oito facetas inferiores, além da mesa, que é a parte plana. Uma das vantagens dessa lapidação é obter cerca de 300 a 500 gemas por quilate. Relacionada a ela está a lapidação rosa ou roseta, que é feita sem mesa e sem a parte inferior, mas está em desuso por conferir pouco brilho à pedra.

- Lapidação em degraus
É mais usada em gemas coloridas e suas facetas apresentam bordas paralelas em declive, à medida que se aproximam da cintura da pedra. Também pode apresentar uma grande mesa, com as bordas lapidadas em degraus.

- Lapidação esmeralda
Essa variante também apresenta degraus, mas a sua forma é octogonal. É quase o mesmo caso da lapidação brilhante: apenas mais uma forma de lapidação, mas ganhou o nome “esmeralda” por ser mais utilizada nessa pedra. Não obstante, é comum ver diamantes com lapidação esmeralda.
 
- Lapidação cabochão
Essa forma de lapidar é a mais simples e muito comum, caracterizada pela parte superior aredondada e inferior plana, levemente arqueada ou convexa. Para as gemas mais escuras, a parte inferior é lapidada para dentro, a fim de clarear o seu tom.

- Millenium cut
Essa é uma nova forma de lapidação no mercado. Também é conhecida como “canaleta sorriso”,  tem esse nome por fazer parecer que a pedra está sorrindo, o que amplifica o seu brilho e beleza. Pode ser aplicada a qualquer forma de gema, sendo a retangular a mais usada. Essa técnica moderna a valoriza, pois, ao refletir a luz, a joia parece soltar faíscas, apresentando um brilho cativante e arrebatador.


*Usa-se faceta para referir-se a cada face de uma pedra preciosa, tomando-a como uma forma geométrica.

Conheça nossos Cursos Online na Área de Como Fazer, especial os da área de Joalheria:
Lapidação de Pedras
Ourives – Fabricação e reparo de joias

Lapidação de Pedras para Peças Decorativas

Fonte: Joia BR – www.joiabr.com.br


por Renato Rodrigues.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você