Como usar as mãos para conduzir o cavalo

Saber conduzir um cavalo com a mão é fundamental para domá-lo

Cavalo e domador

O cavalo é um animal bastante conhecido por sua força e capacidade de ser domado, sendo utilizado para competições e em modalidades esportivas. Porém, domar um cavalo exige um trabalho que precisa ser executado corretamente, para garantir o sucesso e o entendimento do animal sobre o que ele deve fazer.

Haroldo Vargas Leal Júnior, professor do Curso Online Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, ressalta que “conduzir um cavalo é muito mais complexo do que se pensa. É um conjunto de ações como postura na sela e integração do cavalo com o cavaleiro que permitirão uma boa equitação. Essa integração se consegue com a correta utilização das mãos. Para isso, há regras.”.

Essas regras são direcionadas para três grupos: iniciantes; iniciados; iniciantes e iniciados. Confira quais são elas:


Para iniciantes


Só com a prática, o iniciante conseguirá articular o conjunto de pernas, postura e rédeas, que funcionam como uma ponte que transmite as mensagens enviadas do cavaleiro para o animal, por isso, no início, faça um nó nas rédeas, deixando-as soltas e treine a posição correta em cima da sela.

Se o cavaleiro iniciante pegar as rédeas displicentemente, nessa hora o cavalo poderá sentir que ele é um principiante e não respeitar os comandos. Ou simplesmente não os entenderá. Só depois que conseguir se equilibrar no cavalo, deve-se pegar as rédeas e sentir o animal.

Quanto mais leve for sua mão, menos doloroso será para o cavalo e mais confiança ele vai adquirir em relação a você, portanto não brinque comas rédeas nas mãos, pois isso deixará o cavalo confuso.


Para iniciados


As rédeas não foram feitas para deter o cavalo, e sim para conduzi-lo. A pressão que suas mãos exercem nas rédeas irá influenciar diretamente na boca do animal.

- Movimente os cotovelos para frente e para trás, mantendo o mesmo comprimento das rédeas e acompanhando o ritmo do cavalo;

- Trabalhe inicialmente em local de pouco movimento, para desenvolver a comunicação com seu cavalo;

- Peça ajuda a alguém para colocar o cavalo na guia, enquanto você monta e trabalha a boca do animal, isto é, apenas se preocupe com relação às rédeas e à boca.


Para iniciantes e iniciados


- Mantenha os músculos do braço relaxados, pois o animal sente qualquer tensão e nervosismo do cavaleiro e, com isso, não responderá adequadamente. Para descontrair, movimente os dedos, quase imperceptivelmente nas rédeas, alternando um lado e outro. Isso pode ser feito ao passo trote e galope. O cavalo irá relaxar as mandíbulas, salivando mais.

- É importante imprimir firmeza e pressão iguais nas duas mãos. A tendência é forçar mais a mão direita por maior número de pessoas serem destras. Isso fará com que o cavalo fique mais equilibrado.

- Cada cavalo é um indivíduo, e, por isso, a tática que funciona com um pode não funcionar com o outro.




Confira nossos Cursos Online na Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Provas Equestres de Velocidade
Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos


por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você