Deficiência de nitrogênio pode afetar o cultivo de coqueiro anão

A falta do mineral causa sérios danos às plantas, sendo necessário realizar adubações complementares para evitar o problema

O nitrogênio é fundamental para manter a coloração verde  escura característica do coqueiro anão

A deficiência de alguns minerais atrapalha o desenvolvimento normal do coqueiro anão. Uma das substâncias que mais faz falta a essa planta é o nitrogênio, que costuma ser encontrado em quantidades deficientes em solos pobres e arenosos. O problema pode ser acentuado ainda pela distribuição desigual das chuvas e associação com a pecuária.

“O consórcio contínuo ou com pastejo intensivo pode causar severa deficiência de nitrogênio se não forem feitas adubações complementares”, afirma o especialista na área de cocoicultura brasileira, Luiz Mirizola Filho.

A falta de nitrogênio reduz a quantidade de cloroplastos das folhas do coqueiro. Como essas estruturas são responsáveis pelo verde das plantas, a redução das mesmas causa a perda da coloração verde-escura da coroa, que passa a ter um tom verde-pálido.

A ocorrência de manchas e o amarelamento das folhas é muito comum em casos de deficiência de nitrogênio. A mudança de coloração acontece das pontas para a nervura central, sendo que as margens mantém a cor verde-pálida. Em casos mais acentuados, as folhas velhas chegam ao tom amarelo-ouro, podendo secar antes do tempo.

“As folhas novas são de tamanho reduzido e as folhas velhas caem prematuramente, diminuindo o número de folhas na coroa, dando a ela um aspecto de guarda-chuva fechado”, acrescenta Filho, que também é professor do curso de Cultivo de Coqueiro Anão da UOV – Universidade Online de Viçosa.

Além disso, frutos mais jovens podem cair prematuramente, enquanto a quantidade de flores femininas por inflorescência reduz consideravelmente. Em casos mais graves, a produção cai com o passar do tempo e todos os cachos do coqueiro podem ser abortados.

Por: Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você