Quais ervas são boas para a pele?

Conheça algumas das ervas que promovem mais benefícios à pele

Plantas medicinais e a pele

Na sociedade atual, cada vez mais as pessoas têm procurado na natureza produtos benéficos, capazes de promover a saúde e bem-estar sem agressões químicas. Nesse contexto, o uso de ervas em cosméticos tem se destacado muito, pois os princípios ativos das diferentes espécies têm se mostrado muito eficientes na manutenção da juventude e retardo do envelhecimento.

Maria Luiza Sartório e Celso Trindade, professores do Curso Online UOV Fabricação de Cosméticos com Plantas Medicinais, ressaltam a importância dessas substâncias naturais em favor da pele, pois promovem inúmeros benefícios sem agredir, como é o caso de produtos químicos.

Muitas ervas já são popularmente conhecidas pelos seus efeitos calmantes, rejuvenescedores, antibacterianos, anti-inflamatórios, condicionadores, entre outros, sendo amplamente utilizadas para tratar vários problemas de pele, como a pele oleosa, seca ou danificada, a acne, celulites, cicatrizes, queimaduras e mais.

Conheça algumas plantas e quais são seus principais usos:


- Aloe vera

Também conhecida como babosa, essa planta possui propriedades naturais antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo ideais para tratamentos de pele. Vários cosméticos são fabricados a partir dela e, por conta de suas propriedades nutricionais também se torna um excelente remédio caseiro contra a acne e cravos. Seu gel também é usado para tratar o melasma. Ao seu aplicada em peles secas e queimaduras, promove a regeneração dos tecidos, estimulando a circulação sanguínea.

- Amêndoa

A partir da prensa das sementes cruas da amêndoa, o óleo produzido é utilizado na fabricação de vários cosméticos que melhoram as condições de pele. Esse óleo tem a capacidade de suavizar e condicionar a pele, sendo indicado para qualquer tipo. Ainda atua no alívio de coceiras, ressecamento e inflamações. Possui várias substâncias que beneficiam a epiderme.

- Centella asiática

Essa erva é fonte de triterpenoides, substâncias que favorecem a cicatrização pois aumentam a resistência da pele à tração e reparam os tecidos danificados. Estudos demonstram que ela também é capaz de fortalecer os tecidos da pele, por aumentar a concentração de antioxidantes em feridas e restaurar tecidos inflamados, aumentando o fluxo sanguíneo na região afetada. Ainda, é muito usada em cosméticos antienvelhecimento.

- Coco

O óleo extraído do coco cria uma barreira que protege e mantém a umidade da pele, agindo como um protetor solar natural. Penetra as camadas mais profundas, ajudando a manter os tecidos conjuntivos fortes e flexíveis. Pela sua fácil absorção, é usado para reduzir a aparência de linhas finas e rugas. Também deixa a pele mais suave, atuando na esfoliação da camada de células mortas.

- Confrei

As folhas do Confrei contém alto teor de carboidratos, sendo consideradas rejuvenescedoras, curativas, calmantes e retentoras de umidade, sendo utilizadas no tratamento tópico de queimaduras, ulcerações, abrasões, lacerações, picadas de pulgas e insetos e irritações. Permitem que o tecido recupere sua elasticidade, sendo indicadas para peles ásperar e danificadas. Outra substância presente nessa planta é a alantoína, que atua como favorecedora da regeneração celular da epiderme, como estimulante no crescimento de novas células e auxiliadora para que a pele sensível se torne mais resistente. Não devem ser usadas internamente por conter substâncias que podem causar intoxicação hepática.

Conheça nossos Cursos Online da Área Plantas Medicinais:


Fabricação de Cosméticos com Plantas Medicinais
Fabricação de Cosméticos – Linha Básica
Fabricação de Cosméticos II – Linha específica

Fonte: Medicina Natural – medicinanatural.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você