Tutorial rápido para cuidar de flores em casa

Para ajudar você a cuidar de flores plantadas ou flores de corte, preparamos um tutorial simples e rápido

Tutorial rápido para cuidar de flores em casa

“As flores embelezam e perfumam qualquer ambiente - tanto residências, como escritórios ou eventos. Elas estão presentes em momentos importantes de nossas vidas, como aniversários, casamentos e jantares românticos, além de trazerem bem-estar e prazer a quem se dedica a seus cuidados”, afirma Orlene Lopes Campos Siqueira, professora do Curso Online UOV Treinamento de Florista.

Para ajudar você a lidar com flores plantadas ou flores de corte, preparamos um tutorial rápido para cuidar de flores em casa. As dicas são fáceis e simples, perfeitas para pessoas mais inexperientes. Portanto, se você comprou flores em vasos ou ganhou um belo buquê do marido ou namorado, siga o tutorial abaixo e se torne expert no assunto.

Cuidados com flores de corte


Passo 1

Ganhei um lindo buquê de rosas! E agora, o que fazer? Coloco o buquê intacto diretamente no vaso com água? Primeiramente, é indispensável proceder a uma breve limpeza no arranjo, retirando folhas velhas e elementos de composição (como galinhos secos contorcidos e outros componentes de enfeite), que não podem entrar em contato com a água. Mesmo as folhas mais novas não devem tocar a água para não apodrecerem.

Passo 2

Assim que limpar o arranjo de flores, corte o caule de cada flor em diagonal. O procedimento garante maior durabilidade à planta, pois aumenta o seu poder de absorção. Mas é importante que a tesoura esteja bem afiada e limpa, para que o corte seja o mais preciso possível. Prefira vasos de vidro transparentes, para facilitar a visualização da qualidade da água. Quando ficar turva, ela deve ser trocada imediatamente e o vaso limpo com detergente e água.

Cuidados com flores plantadas


Dica 1

Você acabou de comprar um vaso de lindas begônias vermelhas, mas não sabe quantas vezes regar. No caso dessa espécie de flor, as regas devem ser feitas a cada quatro dias. Lembre-se de que água em excesso pode apodrecer as raízes da planta, além de facilitar o surgimento de fungos e doenças. É importante ressaltar que cada espécie de flor exige um determinado número de regas. O mais indicado é pesquisar sobre a espécie, para não exagerar na água.

Dica 2

Outra dica é pesquisar sobre a luz ideal ao tipo de flor plantada. As petúnias e as azaleias, por exemplo, são típicas de clima tropical e, portanto, exigem luz solar contínua. As violetas e os antúrios não podem se expor diretamente ao sol - devem ficar em locais onde há sombra. Já algumas espécies de orquídeas gostam de locais sombreados ou com meia sombra. Novamente, recomendamos pesquisar sobre as espécies.

Confira os Cursos Online UOV da Área Floricultura.

Fonte: blog.giulianaflores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você