Dicas para a vacinação do gado contra a febre aftosa

Qualquer erro pode comprometer a vacinação e a saúde do animal

Vacinação Gado

Uma ferramenta de grande importância no manejo sanitário do gado é a vacinação, porque trabalha no sentido de prevenir problemas, de uma forma relativamente simples e a um baixo custo, se considerarmos os custos decorrentes da disseminação de doenças no rebanho.

Alexandre Lúcio Bizinoto, professor do Curso Online Cria de Bezerros de Corte, orienta que “a febre aftosa é uma doença cujo controle é estratégico para a pecuária de corte brasileira como um todo. Para a vacinação, deve ser seguida a orientação do órgão de defesa sanitária estadual de forma disciplinada, sob risco de punições legais para o pecuarista que não executa a vacinação obrigatória.”.

A Embrapa recomenda cuidados especiais quanto à vacinação, para que a eficiência de imunização das vacinas não seja prejudicada. São cuidados quanto ao transporte, conservação, manuseio das vacinas e execução da vacinação. Confira algumas dicas para realizar a vacinação correta do seu rebanho:


💉Ao adquirir a vacina, devem-se verificar os frascos, cujos rótulos devem conter o número de partida, data de fabricação e prazo de validade.


💉 Transportar e manter a vacina de acordo com as exigências do fabricante.


💉 As seringas e agulhas devem ser esterilizadas. O uso de desinfetantes para esterilizá-las é proibido, porque os resíduos podem inativar a vacina.


💉 As vias de administração e doses devem ser obedecidas conforme recomendação do fabricante. Esse é um dos erros mais comuns dos pecuaristas que, por algum contratempo, acabam aplicando a vacina “onde dá”.


💉 O frasco deve ser agitado todas as vezes que a seringa for reabastecida.


💉 Não utilizar vacinas de frascos já abertos e com sobra de produto de um dia para o outro.


💉 Após vacinar cada grupo de dez animais, substituir a agulha por outa limpa e esterilizada.


💉 Não vacinar nas horas muito quentes do dia e, após a vacinação, evitar movimentar os animais pelo menos durante uma ou duas horas.





Confira Nossos Cursos Online da Área Gado de Corte



por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você