Quais instrumentos são utilizados em desenho técnico de móveis?

Um desenho técnico é um projeto de um móvel e precisa das ferramentas certas para que seja feito com precisão

Ferramentas para desenho técnico

Não há dúvidas que a profissão de marceneiro exige do profissional amplos conhecimentos sobre as técnicas de fabricação de móveis, sobre matérias-primas utilizadas e as ferramentas necessárias para desenvolver seu trabalho, que são variadas, com diversas funções e exigem conhecimentos sobre sua operação.

Mas, além desses conhecimentos, o marceneiro precisa saber fazer um desenho técnico.

Marcel Chiste Bailoni, arquiteto e urbanista e professor do Curso Online Projetos e Fabricação de Móveis, da Universidade Online de Viçosa, afirma que “para que qualquer designer ou marceneiro possa entender um móvel, o projeto deve ser feito numa linguagem gráfica universal, que permita a compreensão de todos os envolvidos na fabricação. Numa fábrica de móveis de maior porte isso é ainda mais importante, porque é grande o número de envolvidos no processo, que vai desde projetistas, desenhistas e marceneiros a auxiliares. A linguagem gráfica universal utilizada é chamada de Desenho Técnico, um tipo de desenho que segue normas específicas de traçado e interpretação, elaboradas, normatizadas e padronizadas por entidades especializadas.”.


Então, quais instrumentos são usados na elaboração de um desenho técnico?


O primeiro instrumento de trabalho de quem planeja um móvel é o lápis. Deve ser escolhido em função da sua seção e da maciez do grafite. Quando utilizar o lápis para desenhar, durante o traçado, lembre-se que ele deve ser puxado e nunca empurrado.

As regras graduadas também são fundamentais, pois a informação de medidas e o uso de escalas são fundamentais para qualquer projeto. Vale a pena destacar ainda que a régua “T” tem grande importância no desenho técnico, porque tem uma travessa perpendicular à haste, para que se tenha a possibilidade de fazer um traçado horizontal perfeito.

Já o esquadro é constituído por uma haste de aço que pode ser graduada e um cabo de madeira, plástico ou mesmo metal, que fazem entre si um ângulo de 90°. É usado para traçar retas perpendiculares entre si e para verificar se há perpendicularidade nas peças fabricadas.

Os compassos servem para traçar linhas curvas que sejam regulares, e também traçar circunferências e arcos. Além disso, podem ser usados para dividir circunferências e transportar medidas de desenho ou de uma peça a outra. Medem, em geral, de 100 a 250 mm.

O papel usado para desenhar também segue padrões de identificação. O formato básico do papel designado por “A0” (leia-se “A zero”) é um retângulo de 841 mm X 1.189 mm, o que significa uma área de 1m². Os outros formatos e medidas são: A1 – 594 X 481 mm, A2 – 420 X 594 mm, A3 – 297 X 420 mm; A4 – 210 X 297 mm e A5 – 148 X 210 mm.


Conheça nossos Cursos Online na Área de Marcenaria:

Projetos e Fabricação de Móveis
Marcenaria – Nível Básico
Marcenaria – Nível Intermediário

 

por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você