Podas e desbastes: quais ferramentas utilizar?

Antes de iniciar a poda ou desbaste, é importante certificar-se de que as ferramentas que serão utilizadas são as mais adequadas para execução da tarefa

Podas e desbastes: quais ferramentas utilizar?   Artigos Cursos UOV

 


A poda e o desbaste de plantas é um método eficiente para mantê-la no tamanho adequado e numa condição saudável, visando obter boas produtividades. Mas, antes de iniciar a poda ou desbaste, é importante certificar-se de que as ferramentas que serão utilizadas são as mais adequadas para execução da tarefa.

“No caso da prática da horticultura, fruticultura, floricultura e jardinagem, é necessário o uso de algumas ferramentas específicas para fazer tratos culturais mais importantes, como a poda e o desbaste das plantas ou árvores”, afirma Dr. Afonso Peche Filho, Pesquisador e chefe do Departamento de Engenharia Agrícola do IAC - Instituto Agronômico de Campinas - SP.

Para realizar a poda, utilizam-se as tesouras apropriadas, que devem ser escolhidas de acordo com a altura e espessura dos galhos que se deseja aparar. Assim, as tesouras menores são utilizadas para fazer a poda daqueles galhos que se situam nas partes mais baixas das árvores e que, também, sejam menos grossos e menos resistentes.

Para fazer a poda de galhos mais altos e mais resistentes, o recomendável é utilizar as tesouras de poda grandes. Essas tesouras se caracterizam por serem mais resistentes e possuírem cabos mais longos. Essas características lhe permitem aplicar menor força pelo operador, no momento do corte e, também, possibilitam alcançar galhos mais altos ou de acesso mais difícil, devido ao prolongamento do seu cabo.

Entretanto, existem alguns galhos que nem mesmo as tesouras maiores são capazes de cortá-los, por serem bem grossos e mais resistentes. Nesse caso, para eliminá-los deve-se fazer uso de um serrotinho apropriado.

Vale lembrar que, independente do tipo de ferramenta utilizada na poda ou desbaste das plantas, elas deverão estar sempre bem afiadas, para proporcionarem um bom corte. Quando não estão afiadas adequadamente, o corte feito por elas pode ficar com aspecto mastigado, o que necessitará de maior tempo de cicatrização da região do corte e, com isso, as plantas podadas ficam expostas às doenças.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online UOV, da área Mecanização Agrícola.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você