Com o avanço da tecnologia e toda a informação que ela propicia especificamente na vida dos alunos, a escola precisa transpor a barreira de aplicação exclusiva da metodologia de ensino tradicional na sala de aula. Diante disso, é fundamental que os professores busquem medidas que tornem o seu trabalho mais atrativo e interessante para os alunos.
Per Christian, professor do Curso Metodologias para Aprendizagem Ativa, ressalta que, nesse contexto, surge como um grande investimento e excelente alternativa para o professor incorporar, em sua rotina de trabalho, metodologias para aprendizagem ativa nas classes que leciona.
De acordo com o modelo clássico de ensino, a relação entre professor e aluno é feita a partir de um questionamento, resposta e avaliação sobre a resposta. Observe a seguinte situação:
Professor: – Qual é a raiz quadrada de 4?
Aluno: – 3.
Professor: – Quaaaaanto?
Essa forma de interação não estimula o aprendizado dos alunos por dois motivos. O primeiro é que a interação entre aluno e professor não foi motivada por algum questionamento genuíno do aluno. E, segundo, pois a pergunta feita pelo professor apenas verifica o conhecimento, sem contemplar uma linha de raciocínio.
A neurociência tem como argumento que um dos requisitos necessários para que o aprendizado seja efetivo é que a gente aprende o que quer aprender. Perguntas como essa são válidas quando o objetivo do professor é avaliar o conteúdo, mas não o são quando se pretende construir conhecimento.
Alguns estudos que analisam modelos de aprendizagem ativa tentam apontar quais são as condições que levam os alunos a diálogos significativos na sala de aula. Acredita-se que perguntas feitas pelo próprio estudante ou até pelos professores, feitas a partir de dúvidas ou ideias geradas pelos alunos têm potencial para de fato se aprenda.
Utilizando o exemplo anterior como base, temos a seguinte situação:
Aluno: – Professor, a raiz quadrada de 4 é 3?
Professor: – Vamos pensar juntos. Quanto é 3 vezes 3?
Aluno: – 9.
Professor: – E qual é o número que, multiplicado por ele mesmo, resulta em 4?
Aluno: – 2. Ah, então a raiz quadrada de 4 é 2 e a raiz quadrada de 9 é 3.
Esse exemplo nos mostra que o aluno é instigado a chegar na resposta para a própria pergunta, depois de algum raciocínio e reflexão. O exemplo é simples, mas consegue demonstrar uma estratégia para facilitar o aprendizado do aluno. Na prática, sabemos que o caminho a ser percorrido pelo professor pode ser maior e mais complicado.
Existem várias técnicas que trazem o aluno para discussões mais efetivas sobre o aprendizado, além de permitir a colaboração entre os pares, estimular o estudo frequente e contínuo, motivá-los, facilitar a identificação das restrições e necessidade de aprendizagem e das tarefas a serem cumpridas e permitir que o aluno gerencie seu próprio progresso.
As técnicas para emprego de uma metodologia ativa são mais eficazes por inverter os papéis dentro de sala de aula: o aluno deixa de ser apenas um espectador para se tornar o protagonista do seu próprio aprendizado.
Conheça nossos Cursos Online da Área Metodologia de Ensino:
Metodologias para Aprendizagem Ativa
Como se Tornar um Professor de Sucesso
Estratégias de Ensino – Como Fazer Seus Alunos Aprenderem Mais
Fonte: Priscilla Albuquerque Tavares para Nova Escola – novaescola.org.br
por Renato Rodrigues.
Gostei muito de vários mini-cursos, principalmente, da dica sobre como manter uma turma em sala de aula antenada ao professor e como o profesor deve incentivar/motivar o aluno encontrar o próprio resultado ou resposta as perguntas feitas pelo professor. Diante da utilização desse método o professor consegue mater atenção dos demais alunos.
Olá, Sandra! Como vai?
Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77