Professor, veja algumas dicas para as suas aulas!

Na hora de dar aulas, uma boa estratégia é fundamental para atrair a atenção dos seus alunos

Estudante com livros

Nos dias de hoje, encarar uma sala de aula é um desafio para qualquer professor. E, mais, para quem está começando, a responsabilidade é dobrada. Uma tarefa difícil para os professores tem sido a de preparar uma aula interessante e, ao mesmo tempo, ensinar o conteúdo aos seus alunos de forma eficiente.

Na hora de preparar sua aula, tenha em mente algumas dicas que te ajudarão a chamar para ela a atenção dos seus alunos:


Respeito


Se você deseja que seus alunos te tratem com respeito, é simples: seja respeitoso com eles também.


Tema


É importante variar o tema das suas aulas e tentar não permanecer por muito tempo falando só de uma coisa. Com esse dinamismo, os seus alunos conseguem dedicar mais atenção ao conteúdo.


Espírito de liderança


O professor não é deve ser um chefe, que apenas manda esperando que os alunos obedeçam. Ter espírito de liderança significa motivar os seus alunos para que acompanhem as suas aulas.


Espírito de equipe


Assim como o espírito de líder do professor é necessário, o espírito de equipe dos alunos também deve ser ativado, não como uma competição, mas sim, como ajuda mútua para que todos cheguem à “vitória”.


Prática


Alguns alunos e turmas costumam se dar bem com algum tipo de aula ou de atividades e outros, não. Treine os mais diversos tipos e adote para aquela turma o que apresentar mais resultados satisfatórios.


Dê ouvido aos seus alunos


Críticas construtivas são sempre bem-vindas. Dar ouvido ao seu aluno significa receber essa crítica de forma a melhorar os seus métodos.


Imponha limites


Não há problema em se tornar “amigo” dos seus alunos, mas é preciso impor limites e determinar as regras que esses estudantes devem seguir.


Elogie


Após algum trabalho ou prova, se os alunos apresentam bons resultados, não economize nos elogios, pois servem para motivá-los ainda mais.


Tecnologias


Aliar tecnologias e aulas pode ser uma opção muito positiva para seus alunos, pois costumam gostar de músicas, vídeos, imagens e outra opções que “fujam” um pouco do clássico giz e quadro.


Paciência


Se perceber dificuldade da turma em entender o que está sendo explicado, tente explicar de outra forma ou explicar novamente. Não importa quantas vezes você explique, apenas certifique-se de que o seu aluno entendeu totalmente o que você explicou.


Plano B


Essa dica é quase uma lei no contexto escolar. Sempre é preciso ter um plano B. Às vezes os aparelhos eletrônicos não funcionam, o xerox não fica bom ou os alunos não conseguem se conectar com o que você está tentando ensinar. Nessas horas, ativar o plano B é vital para dar continuidade a sua aula e para contornar todos os problemas que podem surgir.



Conheça nossos Cursos Online da Área Metodologia de Ensino:

Como se Tornar um Professor de Sucesso
Técnicas de Ator para Professores
Gestão de Sala de Aula


Fonte: Universia brasil – noticias.universia.com.br


por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você