A primeira fase é o período inicial de desenvolvimento, que vai desde o nascimento até, aproximadamente, 50 dias de idade. Ao nascerem, os filhotes possuem os olhos e os ouvidos fechados, não possuem dentes, de modo que não escutam, nem enxergam, sendo o principal sentido o olfato.
“Durante essa fase, eles passam todo o tempo mamando e dormindo. No entanto, internamente, muita coisa está acontecendo com o filhote, pois essa é uma fase crítica do desenvolvimento, com um papel muito importante”, afirma Lucas Bonoto, Especialista em adestramento e educação de cães há mais de 10 anos.
A mãe tem a maior influência sobre os filhotes, e eles dependem exclusivamente dele, pois ainda não conseguem controlar sozinhos a temperatura do seu corpo e precisam de estimulação física para fazer suas necessidades. Por isso, o convívio com a mãe, além de ela amamentá-los, é fundamental, incluindo-se as lambidas e os empurrões que ela realiza nos filhotes.
Apesar de já nascer com olfato, tato e paladar, durante essa fase, eles desenvolvem e aguçam esses sentidos. Estimular seus sentidos é tarefa que a mãe precisa manter, constantemente, para garantir a sobrevivência de seus filhotes.
O contato físico entre filhote e a mãe e seus outros irmãos é importante para as necessidades de aquecimento, mas também de segurança e tranquilidade que são fundamentais para um desenvolvimento físico e psíquico normais.
Nessa fase, pode-se auxiliar no desenvolvimento dos órgãos sensoriais, massageando os filhotinhos com suavidade. É importante também deixá-los em ambiente que receba luz e som baixo para estimular o desenvolvimento do sistema nervoso e intensificar a relação entre as funções cerebrais.
Nos primeiros 20 dias de vida, a única alimentação necessária é a amamentação. O desmame pode ser iniciado a partir dos 30 dias. Para isso, deve-se introduzir gradativamente ração própria para filhotes, amolecida em água morna. O desmame definitivo pode ser feito aos 45 dias de vida.
Uma alimentação adequada é importante para o bom desenvolvimento e prevenção do animal. Evite as rações enlatadas, por conterem alta concentração de gordura.
Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos Online UOV, da área Pet.
Por Silvana Teixeira.
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77