A preocupação com a alimentação saudável deixou de ser exclusiva dos humanos. Como os animais de estimação vêm sendo considerados, cada vez mais, membros da família, os donos de cães e gatos estão sempre em busca de alternativas que forneçam bem-estar aos seus bichinhos.
Ana Carolina G. Provezano, professora do Curso Alimentação Natural para Cães e Gatos, afirma que, em relação à alimentação, uma das tendências que tem alcançado vários adeptos devido à sua qualidade e ganhos em saúde é a alimentação natural formulada de acordo com o paladar e necessidade do animal.
Algumas pessoas costumam, porém, confundir o conceito de “alimento natural” para cães e acabam oferecendo ao animal o que sobrou do jantar ou aquilo que está na geladeira e ninguém vai comer mais. Oferecer alimentação natural significa oferecer ao animal alimentos que tenham sido minimamente processados.
A ração é um alimento completo e balanceado em muitos casos. Contudo, ela passa por processamento industrial e acaba contendo em sua composição outros elementos além do que é natural. Por conta isso, muitos donos acabam buscando novas opções de alimento para seus animais.
Cada animal tem um organismo diferente e é necessário consultar um veterinário para descobrir qual a melhor dieta para ele. Historicamente, o cão é um animal carnívoro e seu sistema digestivo está “pronto” para receber alimentos ricos em fibras.
O assunto “alimentação natural para cães” ainda é bastante discutível, uma vez que algumas pessoas acreditam que esse tipo de alimento não possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do animal, disponíveis em rações especializadas.
Assim como existem rações para cada “fase” da vida canina ou até para cada raça, a alimentação natural também pode ser personalizada, o que é vantajoso para o animal, pois esse tipo de alimentação, quando acompanhado por profissional no assunto, ajuda a evitar a obesidade, diabetes, alergias de pele e alimentar, doenças renais, entre outras enfermidades que podem prejudicar a vida dos cães.
O que oferecer?
Como dito, cães possuem organismo próprio para a ingestão de carnes. Então, eles podem comê-las sem muito problema. A carne crua também pode ser oferecida, mas ela é um risco para o animal, uma vez que pode estar contaminada por alguma bactéria. Então, a melhor opção é cozinhá-la antes de oferecer ao seu animal.
No caminho contrário ao nosso, o alimento oferecido ao cão não deve conter muito tempero. Um pouco de alho não faz mal, mas a cebola deve ser evitada por possuir uma substância nociva ao animal. O sal também é dispensável, uma vez que o paladar desses animais é mais apurado que o nosso, o que faz com que o sabor natural dos alimentos seja mais gostoso para eles.
Os legumes são uma escolha acertada para a alimentação dos animais, mas devem ser lavados e as folhas e galhos devem ser retirados. Alguns devem ser cozidos antes de serem servidos e a grande maioria é extremamente benéfica e nutritiva para os animais.
Eles também gostam muito de frutas e muitas são benéficas também. Porém, uva e abacate, por exemplo, devem ser evitados por conter substâncias tóxicas aos animais. Frutas cítricas também podem causar problemas no estômago dos animais e devem ser evitadas. Para oferecer frutas como a maçã, por exemplo, basta lavar e retirar suas sementes.
O que NÃO oferecer?
Como visto, uva e abacate devem ser evitados, além dos temperos que usamos em nossa comida. Ainda, figura na lista de alimentos proibidos: nozes e castanhas, que podem causar mal-estar e problemas mais sérios; além de chocolates, que não devem ser oferecidos nem pequenas quantidades.
Fontes: Dog hero – love.doghero.com.br
Petlove – petlove.com.br
por Renato Rodrigues
estou querendo me aperfeiçoar neste ramos , a creio que esse curso vá me ajudar muito .
Olá, Hildegardo.
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Acesse o link https://bit.ly/3PStnkR para saber mais informações sobre o curso da área de Alimentação Natural para Cães e Gatos - Específico para Tutores.
Uma de nossas consultoras entrará em contato para esclarecer suas dúvidas.
Atenciosamente,
Equipe CPT
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77