Confira cinco raças de cães ideias para pastoreio e guarda

Os cães de segurança são muito mais que cães bravos

Cão realizando pastoreio

Quando se fala em animal de estimação, o cachorro é logo o primeiro que vem à cabeça. Companheiro e fiel, o “melhor amigo do homem” pode oferecer ao seu dono muito mais do que companhia e carinho; dependendo da raça, os cães podem auxiliar no trabalho rural realizando o pastoreio de rebanhos, além de serem excelentes na guarda da propriedade. Sobre isso, Andrês Sales Coelho, professor do Curso Online Adestramento de Cães de Guarda da Universidade Online de Viçosa, explica que “os cães de segurança são muito mais que cães bravos. Eles são exaustivamente treinados para enfrentarem as mais diversas situações e sempre preparados para atuarem ao comando do dono, seja para o ataque ou para se soltarem.”

Dentre os cães utilizados no pastoreio, o Border Collie é um dos mais famosos. Desenvolvido para atuar nessa função, o animal é perfeito para tocas rebanhos em regiões muito montanhosas, nas quais os cavalos não conseguiam chegar com facilidade. Chegado há menos de duas décadas no Brasil, o Border é originário da região da Inglaterra e Escócia, e auxilia no trabalho com rebanhos de bovinos e ovinos.

Atento aos comandos, os cachorros dessa raça apresentam facilidades no aprendizado e já foram considerados os mais inteligentes do mundo. A grande vantagem desses animais é que eles não necessitam de uma pessoa próxima durante a atividade. Mesmo há 500 metros de distância de seu condutor, o Border Collie consegue reunir e tocar de 50 a 100 vacas ou até 300 ovelhas.

O interessante é saber que este animal consegue tal feito apenas com o olhar, que controla o rebanho causando certa intimidação. Apesar de não ser uma raça com característica de latir muito, esses cães podem ser treinados para agirem com um pouco mais de agressividade com o gado, e serem mais tranquilos e técnicos com os ovinos, por exemplo.

Outras raças também se destacam no pastoreio, como o Ovelheiro Gaúcho e o Boiadeiro Australiano. A primeira, como se vê pelo próprio nome, é própria do Rio Grande do Sul, mais especificamente na região dos pampas. Muito utilizados no pastoreio de ovelhas, esses cães são resistentes e possuem certa rusticidade, o que auxilia no trabalho em ambientes menos favoráveis. O ovelheiro apresenta semelhanças com o Border Collie, visto que é uma mistura desse cão com o Pastor Alemão, mas necessita estar ao lado do condutor para realizar o pastoreio.

Já o Boiadeiro Australiano, também conhecido como Australian Cattle Dog, recebe outros nomes de acordo com a diferença de pelagem que apresentam: se com pelos azuis, Blue Heller, e com pelos avermelhados, Red Heller. Agindo de maneira muito parecida com os amigos gaúchos, os cães dessa raça latem para os animais que estão arrebanhando e, ainda, quando querem chamar o dono ou condutor.

O Kelpie Australiano, por sua vez, é uma raça de porte esquio, com pelagem curta e escura e orelhas em pé, assemelhando-se ao Doberman. Seu modo de trabalho é o mesmo do Border Collie, mas, apensar disso, essa raça ainda não é muito difundida no nosso país.

Por fim, outro canino que merece destaque para as atividades campestre é o Maremano, o qual se especializa, principalmente, na proteção do rebanho contra predadores. O cão dessa raça é criados desde filhote junto aos ovinos para se acostumar com os animais e afeiçoar-se a eles, de modo que não deve receber muito carinho dos humanos para que sua lealdade não saia das ovelhas e passe para os donos.

O latido do Maremano é muito potente, sendo capaz de afastar até mesmo onças. Como é um animal protetor, também desempenha ótimo papel na proteção da propriedade.

 

 

Entenda mais sobre o assunto adquirindo os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área PET

Curso Online Como Cuidar e Educar o seu Cão

Curso Online Adestramento de Cães

Curso Online Adestramento de Cães de Guarda

 

Fonte: Revista Globo Rural - revistagloborural.globo.com

Por Bruna Falcone Zauza

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você