Fazer a barba é realidade diária para muitos homens, seja por exigência do trabalho, por vaidade ou higiene. É um costume muito antigo, que remonta às antigas civilizações, quando começou a fabricação de instrumentos de corte mais elaborados.
Não é uma prática muito simples, pois, para um resultado perfeito, exige um pouco mais de tempo e cuidado do que pensamos. Confira abaixo algumas dicas, especialmente para evitar a irritação cutânea que o barbear pode provocar.
Prepare a pele
Lave o rosto com água morna e sabonete neutro antes de começar o processo. A pele limpa, sem oleosidade, facilita o deslizamento da lâmina.
Segundo Mitsue Mary Ávila Watanabe, professora do Curso Online Corte de Cabelo Masculino da Universidade Online de Viçosa, não se deve utilizar esfoliantes antes de se barbear. A esfoliação aumenta a sensibilidade da pele, o que a deixa mais vulnerável a cortes e irritações. “Como as células demoram a se recompor, o melhor é esfoliar apenas uma vez por semana, de preferência na noite anterior ao barbear. Assim, você elimina as células mortas sem agredir o rosto”, explica.
Aposte na temperatura
Não utilize a água fria da torneira para se barbear. Providencie uma toalha úmida quente ou faça a barba logo após o banho também quente, antes de abrir a porta do banheiro. A alta temperatura provoca a abertura dos poros do rosto e o amolecimento dos pelos, o que facilita a raspagem.
O ideal também é que se use creme de barbear, não espuma. Ele tem um efeito muito mais hidratante na pele e pode ser aquecido com a adição de água quente.
Atenção ao instrumento para o corte dos fios
A tradicional Gillette, chamado corretamente de lâmina de barbear, é o aparelho de manuseio mais fácil, custo menor e que promove um corte mais rente à pele. Até certo ponto, isso pode parecer ótimo, mas os pelos encravam muito mais fácil com o uso desse aparelho, o que provoca mais irritação. É recomendável, mesmo para pele oleosa, que se passe um hidratante no rosto como passo inicial do barbeamento.
A navalha proporciona um corte perfeito, deixando a pele do rosto lisa, sem nenhum resquício de pelo. Entretanto, não é tão fácil encontrá-la no mercado e o preço de uma navalha de qualidade pode assustar. Além disso, seu manuseio exige extremo cuidado e afiá-la no ponto certo requer prática. Para quem cultiva a barba e apenas faz sua manutenção, é o aparelho ideal.
Mas se você não precisa se preocupar tanto com a raspagem perfeita e quer mesmo é diminuir ao máximo possível a irritação, os barbeadores elétricos estão aí para isso. São fáceis de manusear, diminuem o risco de corte no rosto e têm ótimo custo-benefício, pois pode durar anos. Exigem apenas sua higienização frequente, pois acumulam pelos.
A raspagem dos fios
O corte no sentido de crescimento da barba evita que eles cresçam com problemas, o que ajuda muito a evitar pelos encravados. Entretanto, fazer a barba no sentido contrário faz com que a barba levantem e seja cortada bem mais rentes à pele. Escolha o método mais compatível ao seu objetivo: Barbear completo ou prevenção de inflamações cutâneas.
No geral, tenha cuidado com as áreas mais propensas a cortes, como pescoço e lábios. Proceda à raspagem de forma leve, sem esfregar a face com força. Feita toda a remoção dos fios, massagear o rosto com movimentos circulares para ativar a circulação sanguínea e, assim, relaxar a pele. Retirar todo o excesso de creme com água.
Pós-barba
Se você tem o hábito de não utilizar pós-barba, abandone-o agora. Um bom pós-barba, que deve, necessariamente, provocar ardência, auxilia no fechamento rápido dos poros que estavam dilatados e ajuda na cicatrização dos ferimentos, especialmente daqueles microscópicos, que, embora não consigamos ver, foram feitos. Isso alivia posteriores coceiras e evita infecções.
Conheça os Curso da Universidade Online de Viçosa da área de Salão de Beleza!
Curso Online Corte de Cabelo Masculino
Curso Online Estudo dos Cabelos e Seus Tratamentos
Curso Online Como Alisar e Relaxar Cabelos Femininos e Masculinos
Fonte: Faz Fácil - fazfacil.com.br
Por Bruna Falcone Zauza
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77