Especialista: comprar cavalo é tarefa NADA FÁCIL!

Comprar um cavalo ou égua, seja para passeios e cavalgadas, para competições ou para iniciar um criatório, é tarefa nada fácil

Especialista: comprar cavalo é tarefa NADA FÁCIL!   Notícias Cursos UOV

 

Comprar um cavalo ou égua, seja para passeios e cavalgadas, para competições ou para iniciar um criatório, é tarefa nada fácil. “No meio hípico, sempre encontramos alguém disposto a apresentar um proprietário de animais à venda. Afinal, existem no Brasil cerca de 40.000 proprietários de cavalos”, afirma Haroldo Vargas Leal Júnior, Graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Entretanto, para a escolha do cavalo ideal, deve-se estar atento a uma série de fatores. “Entre estes, podemos destacar o grau de equitação do cavaleiro ou amazona, o objetivo desse animal, o tipo de andamento, a idade do praticante da modalidade hípica, entre outros”, diz o médico veterinário.

Quanto ao animal, existem vários critérios para serem observados, destacando-se o temperamento do animal, o porte, a saúde clínica e reprodutiva, a existência de vícios ou taras, a genealogia, a raça, a aptidão para uma determinada função, o estado nutricional, a conformação ou morfologia, a idade, os hábitos e características específicas.

“Para se fazer uma boa aquisição, o comprador deverá munir de conhecimentos específicos que lhe garantam sucesso nessa investida, entre eles características básicas para diferenciar diversas raças, como reconhecer um bom animal, como se precaver para possíveis problemas de saúde e comportamentais, avaliação de idade, pelagens e sinais, andamentos e andaduras desejáveis, características e metodologias para identificar animais problemáticos, importância do exame clínico e reprodutivo feito por médico veterinário, especialista em equinos, além de dicas de como problemas sérios podem ser mascarados, principais problemas de aprumos e suas consequências e como diferenciar um animal gordo de um animal bom”, finaliza Haroldo.

* Haroldo Vargas Leal Júnior atua desde a sua graduação em medicina, reprodução e odontologia equina como profissional autônomo. É consultor em agrostologia na produção de fenos de qualidade e manejo de pastagens e inspetor técnico dos Stud Books da ABQM, ABCCA e ABCPAINT.

 

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online, da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você