Especialista: equilíbrio ecológico controla pragas e doenças

Em sistemas orgânicos de produção, o equilíbrio ecológico é de fundamental para manter as populações de pragas e doenças em níveis que não causem danos econômicos às culturas comerciais

Especialista: equilíbrio ecológico controla pragas e doenças   Notícias Cursos CPT

 

Em sistemas orgânicos de produção, o equilíbrio ecológico que ocorre entre macro e microrganismos é de fundamental importância para manter as populações de pragas e doenças em níveis que não causem danos econômicos às culturas comerciais. “Sistemas que utilizam adubos químicos e agrotóxicos, por exemplo, provocam instabilidade no ambiente e desequilíbrios na nutrição das plantas, levando ao aumento da população desses organismos”, afirma Dr. Jacimar Luis de Souza, Agrônomo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras e Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal), pela Universidade Federal de Viçosa. Pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.

Na natureza, existe uma forte inter-relação biológica entre insetos, ácaros, nematoides, fungos, bactérias, vírus e outros macro e microrganismos, a qual é responsável pelo equilíbrio do sistema, podendo-se citar como exemplos os pulgões (pragas) controlados por joaninhas (predador); ácaros (praga) controlados por ácaros predadores; lagarta-da-soja (praga) controlada por bacilovírus (parasita); microrganismos antagonistas presentes em compostos orgânicos inibindo o desenvolvimento de fungos de solo (por exemplo, Fusarium), dentre tantos outros, finaliza o especialista.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online UOV, da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você