Silo bolsa: vale a pena investir nesse tipo de armazenagem de grãos?

O silo bolsa é uma alternativa altamente viável, uma vez que, em comparação com os outros tipos de silo, é de baixo custo e entrega rápida

Silo bolsa

Um sistema de armazenamento eficiente possibilita ao produtor comercializar os grãos obtidos na safra em períodos nos quais os preços estiverem mais altos. Dentre as opções de estocagem, o silo bolsa é uma alternativa altamente viável, uma vez que, em comparação com os outros tipos de silo, é de baixo custo e entrega rápida.

Segundo Demiam Baum, diretor da empresa que fabrica os silos bolsas no país, a Ipesa do Brasil, “o perfil do produtor que procura o silo bolsa é o de quem valoriza a comercialização e não vê a sua função só na lavoura”.

Confira algumas informações sobre esse método de armazenagem.

 

1 – Qual é a vantagem do silo bolsa?

Como a maioria dos produtores têm já instalados em suas propriedades silos estáticos, o tipo bolsa veio como alternativa eficiente para diversificar e aumentar a capacidade de armazenamento como uma solução a curto prazo.

 

2 – A importância da umidade

Como o silo bolsa foi desenvolvido em países frios, é mais eficiente em regiões de temperaturas mais baixas. Isso porque a umidade alta própria do clima tropical provoca a fermentação dos grãos, o que impossibilita obter um produto de qualidade.

 

3 – Capacidade e custo-benefício

O volume do silo bolsa é flexível, o que permite ao produtor fazer o investimento certo para a sua necessidade. Quanto ao custo, seu valor e demanda de máquinas é muito menor que o do silo metálico, de modo que silo bolsa de nove pés por 200 pés de comprimento, com capacidade para armazenar 180 toneladas de grãos, ou seja, três mil sacas de 60 quilos, custa em média R$ 1.500 e demanda duas máquinas: a embutidora e a extratora.

 

4 – Silo bolsa é descartável

Embora tenham uma vida útil de 24 meses, as bolsas só podem atender a uma única safra. Ao ser aberto, deve ser cortado e, em seguida, descartado, de preferência para empresas de reciclagem, uma vez que o seu material é 100% reciclável.

 

5 – A qualidade dos grãos

As bolsas são produzidas em polietileno e aditivos anti-UV, responsáveis pela proteção dos grãos. A atmosfera no interior da estrutura fica sem oxigênio, o que impede o surgimento de pragas, fungos e invasão de insetos.

 

6 – Quem pode usar silo bolsa?

Como as bolsas são flexíveis, esse tipo de armazenamento atende a pequenos, médios e grandes proprietários. Aqueles que não optarem por investir nos equipamentos de extração dos grãos podem contratar empresas que oferecem o serviço de embolsamento para as pequenas propriedades.

 

Adquira o Curso Online Produção e Utilização de Silagem da Universidade Online de Viçosa da área Pastagem e Alimentação Animal e obtenha mais informações.

 

Fonte: Farming Brasil - sfagro.uol.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Salvar

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você