Desconstruir os mitos e preconceitos que foram disseminados ao longo da história é a primeira tarefa a ser realizada para garantir o funcionamento da educação inclusiva.
Muitos gestores da administração escolar não estão preparados para receber os alunos que precisam de uma atenção especial, apesar de receber esses alunos, ainda apresentam dúvidas em relação à eficácia da inclusão e como trabalhar esse tema com os outros pais e alunos. Além de problemas na adaptação dos materiais e espaços.
Desconstruir os mitos e preconceitos que foram disseminados ao longo da história é a primeira tarefa a ser realizada para garantir o funcionamento da educação inclusiva. Para isso, listamos algumas dúvidas e respostas mais comuns em relação a essa temática.
1 - As turmas que têm alunos com deficiência devem ser menores?
Sim. Formar grupos pequenos favorece a aprendizagem e nas classes com maior número de alunos, o professor tem a dificuldade em diversificar as atividades e acompanhar o desenvolvimento individual de cada indivíduo.
2 - Quem tem deficiência aprende menos?
É importante entender que a escola não deve determinar o que e quando o aluno vai aprender. É necessário rever a relação do currículo e adaptá-lo ao tempo e espaço da turma.
3 - Os alunos com deficiência atrapalham a qualidade de ensino em uma turma?
Claramente não! Cada indivíduo aprende de uma forma diferente e a atenção individual do professor a aluno específico não atrapalhará o desenvolvimento do grupo. Aqui fica evidente que o professor deve dar atenção às necessidades de todos da turma, contemplando a diversidade de habilidades.
4 - Como preparar os funcionários para lidar com a inclusão?
É necessário que haja encontros formativos dentro da própria escola, estabelecendo diálogos e estudos, a fim de sanar dúvidas e formar toda a equipe da escola que irá receber os alunos deficientes.
Acolher os alunos com deficiência não significa exercitar a solidariedade nem tampouco assumir uma atitude criativa. Acolhê-los e proporcionar meios para que eles desenvolvam suas potencialidades é um dever da escola que é respaldado pela lei.
Se você se interessou pelo tema e deseja ampliar seus conhecimentos sobre a educação inclusiva, acesse o Curso Online Educação Inclusiva e Educação Especial que é oferecido pela Universidade Online de Viçosa - UOV.
Por Rafaela Paiva
Fonte: Gestão Escolar
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77