Curiosidades sobre as abelhas e as colmeias

As abelhas são insetos que vivem em sociedade

Abelhas nos favos de mel

As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. São conhecidas há mais de 40.000 anos e são eficientes na polinização, contribuindo com a agricultura e produzindo mel, geleia real, cera e própolis. Dentro da colmeia vive uma sociedade dividida em castas, onde as abelhas do sexo feminino dominam: a abelha rainha e as abelhas operárias, de quem depende toda a vida na colmeia, e os zangões, que são os machos e têm como única função a reprodução.


Então, que tal conhecer algumas curiosidades sobre esses insetos?


População


Cada colmeia abriga, em média, 30 a 60 mil indivíduos. Quando o enxame cresce muito, metade das abelhas deixa a colmeia e buscam outra casa. A rainha vai junto, pois carrega em seu abdômen os ovos que serão fundamentais para a nova comunidade. O enxame abandonado cria uma nova rainha e seguem a sua vida como se nada tivesse acontecido.


Locais de instalação


As colmeias geralmente se instalam em ocos de árvores, latas vazias ou cupinzeiros, protegendo-se do clima e de predadores. Colmeias em áreas escuras ajudam a manter a temperatura durante o inverno.


Construindo a casa


O primeiro passo na nova instalação é construir os favos com a cera produzida pelas glândulas ceríferas das operárias, onde a rainha depositará seus ovos. São construídos de cima para baixo e com um espaço médio entre 6 e 9 mm entre cada um, para que as abelhas se locomovam facilmente.


Formato


O famoso formato hexagonal é usado pelas abelhas porque consome menos cera para a sua construção e aproveitam ao máximo o espaço disponível nas colmeias. Suas paredes são construídas com altura suficiente para que o mel não escorra e as larvas não caiam.


Depósito dos ovos


Construídos os alvéolos, a rainha deposita seus ovos dentro deles. A colmeia passa, então, a funcionar em modo permanente: uma fração das abelhas começa a coletar o néctar para produzir o mel e a outra cuida das larvas, veda os orifícios com própolis e constroem o resto dos favos.


Temperatura


Uma colmeia funciona com temperaturas entre 34 e 36°C, que controlam a textura da cera. Se a temperatura está acima do ideal, uma parte das abelhas começa a bater as asas para refrescar sua casa e a outra metade traz gotículas de água para ajudar.


O zangão


Sua única função é a procriação. São bastante folgados, pois não buscam alimento. Recebem alimentação das operárias e não trabalham.


Ciclo de vida


Você sabia que as abelhas não têm direito à aposentadoria?
Quando nascem, até completarem cinco dias de vida, são responsáveis pela limpeza dos alvéolos. A partir daí, até o 11º dia, cuidam da alimentação das larvas. Depois, ficam encarregadas de produzir cera té o 18º dia de vida. Nos três dias seguintes, são obrigadas a proteger a colmeia e, quando completam 21 dias de vida, coletam néctar, pólen, água e resinas até o final das suas vidas. Trágico, não?

 

Conheça nossos Cursos Online na Área Apicultura:
Planejamento e Implantação de Apiário
Produção de Rainha e Multiplicação de Enxames
Manejo do Apiário – Mais Mel com Qualidade

 

Fonte: Mundo Estranho – mundoestranho.abril.com.br

 

por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você