Receita simples e chique: risoto de cogumelos secos

Que tal preparar uma receitinha simples, fácil, deliciosa e que tem uma aparência chique? Essa é a receita de risoto de cogumelos secos que preparamos para você hoje.

Risoto de cogumelo

Risoto é um prato muito prático, fácil de fazer e que chama atenção pela aparência bonita e sofisticada. Aprenda essa receita deliciosa que preparamos para você.

Ingredientes para receita de risoto de cogumelos secos:


2 xícaras de chá bem cheias de arroz arbóreo (receita para 4 pessoas)
1 xícara de chá de cogumelos secos (funghi e shitake)
1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal + 1/2 colher para finalizar
1 1/2 de caldo de carne (1 1/2 de água quente + 2 tabletes ou 3 sachês de caldo de legumes)
1 cebola pequena picadinha
1/2 taça de vinho branco

Preparo:

Etapa 1
Coloque os cogumelos secos de molho em uma vasilha com água filtrada para hidratá-los. Coloque água filtrada pois será utilizada depois. Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola picadinha. Deixe fritar, aumente o fogo e acrescente o arroz arbóreo (sem lavar), mexa bem e deixe refogar. Mexa constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2
Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente, que deve ficar pronto antes de você começar o risoto. Acrescente sempre duas conchas por vez. Você não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando-o bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo a medida em que a água for secando. Deixe o risoto secar um pouco mais e acrescente os cogumelos. A água estará bem escura. Continue mexendo e experimentando, observando sempre a textura do arroz. Depois que essa água dos cogumelos secar, continue acrescentando mais caldo.

Etapa 3
O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado, aliás, muito papado. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Desligue o fogo e adicione a 1/2 colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture pelas bordas da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com brilho e dar um gostinho especial. Sirva imediatamente com um fio de azeite e queijo parmesão.

Risoto de cogumelo

Por Rafaela Paiva

Fonte: Cozinha Travessa

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você