Como estimular o prazer pela leitura nas crianças?

Estimular o prazer pela leitura nas crianças tem sido um verdadeiro desafio para muitos pais e educadores. Conheça bons hábitos para incluir na rotina e facilitar esse processo.

educação e ginástica laboral2 (7)

Com o avanço da tecnologia e os meios de comunicação, o prazer da leitura tem se tornado algo muito raro entre as crianças e virado um verdadeiro desafio para os pais e educadores. Pesquisas apontam que a literatura auxilia não somente no desenvolvimento da escrita, como também estimula a criatividade, apreensão de valores e comportamentos por parte das crianças.

Segundo a Academia Americana de Pediatria, os pais devem ler para seus filhos desde o nascimento da criança para que, assim, elas tomem gosto pela leitura logo cedo. Os pais e educadores possuem a missão de apresentar os livros, histórias e o mundo da imaginação para seus filhos e alunos, estimulando-os a criar e a fantasiar a partir do que foi narrado.

A pedagoga Cyntia Girotto dá dicas para facilitar o critério da escolha dos livros para as crianças. Vejamos:

Segundo a pedagoga, o primeiro passo é a escolha dos títulos. Afinal, nessa fase pré-alfabetização eles têm especificidades e mudam conforme a idade. "O livro do bebê é especial: tem de ser cartonado, ou emborrachado, e o texto imagético deve se agregar ao texto escrito, o que aguça as percepções, atenção, linguagem oral e memória", explica Cyntia Girotto. A partir dos 3 anos, deve-se optar por obras que utilizam o lúdico e a fantasia, que despertam a imaginação.

A leitura em voz alta e a contação de histórias são práticas que devem estar presentes na escola. Para as crianças maiores, vale investir em rodas de leitura e na elaboração de ilustrações ou dramatizações a partir de um texto. "Quando partilhada, a leitura se torna saborosa, se transforma em uma experiência formadora", defende Gilda Carvalho, mestre em Literatura Brasileira e uma das autoras do Manual de reflexões sobre boas práticas de leitura.

 
educação
educação
educação
 


Conheça mais sobre a prática da leitura na educação infantil acessando o Curso Online Literatura Infantil e Contação de Histórias, elaborado pela Universidade Online de Viçosa - UOV.

Por Rafaela Paiva
Fonte: Revista Educação

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você