Conheça algumas flores comestíveis

Mais além da decoração, algumas flores podem ser comestíveis! Confira

Flores comestíveis

Flores são sempre sinônimo de beleza e de amor. Geralmente são utilizadas para decorar ambientes, festas ou como forma de presentear a quem se ama. No nosso país há mais de 200 espécies de flores e esse setor movimenta mais de dois bilhões de reais ao ano, tendo as rosas, violetas e begônia como as mais populares.

O professor do Curso Online UOV Como Produzir Rosas, José Geraldo Barbosa, exalta a versatilidade das flores, explicando que, mais além do efeito estético, algumas espécies são comestíveis e podem ser usadas para dar ainda mais brilho a saladas, pratos principais e até bebidas.

Confira a seguir algumas espécies comestíveis e suas características:

Dentes de leão

Seu sabor adocicado lembra o mel. Por conta disso, pode ser utilizada em sobremesas e geleias, além de saladas. Suas propriedades antioxidantes e antirreumáticas proporcionam inúmeros efeitos positivos para a saúde.

Amor-perfeito

Tem um sabor suave e, também, adocicado. Além de decorar pratos, pode ser utilizada para saladas de frutas, bebidas e sopas.

Tagetes

De origem mexicana e de sabor levemente amargo, suas pétalas podem ser aproveitadas em saladas, sopas, molhos, bolos e pães. Substitui muito bem o açafrão e pode ser usada, também, para afastar formigas em jardins.

Capuchinha

Seu sabor lembra o do agrião, com um gosto levemente apimentado. Pode ser consumida inteiramente e, também, serve para aromatizar vinagres, acompanhar saladas e pratos frios.

Lavanda

Popularmente conhecida pelo seu aroma, a lavanda é muito usada para preparar chás e bebidas, tendo, também, seu uso associado a sobremesas. Seu sabor e aromas são bem característicos, com um leve toque cítrico. O óleo de lavanda e suas flores secas são muito usados na perfumaria.

Acácia branca

Altamente nutritiva, toda a planta pode ser consumida. Possui também muitos aminoácidos e vitaminas. Suas folhas podem ser usadas em sopas, refogados e chás e seu óleo tem sabor adocicado.

Flor-de-mel

Como sugere o nome, tem um intenso aroma de mel e sabor adocicado. Vai bem em sobremesas, carnes e até peixes. Branca, adocicada e com folhas de sabor apimentado.

Calanchoe

Seu sabor é azedo e combina com peixes e massas.

Rosas

Seu sabor varia de acordo com a espécie, podendo ser adocicado ou amargo. É muito utilizada em sobremesas e bolos. As pétalas, por sua vez, também podem deixar pratos mais bonitos e sofisticados. A produção de geleia a partir das rosas também é uma opção válida.

Cravina

É versátil, pois pode ser misturada ao açúcar para o preparo de bolos, além de combinar bem com saladas. Seu aroma é bem característico e seu sabor lembra o cravo-da-india.

Borragem

Suas folhas e flores têm aroma e sabor frescos, lembrando o pepino. É ótima para ser usada em saladas, bebidas, molhos e sopas.

Calêndula

Dessa flor, somente as pétalas são comestíveis, ideais para receitas quentes. Seu sabor amargo também permite que ela substitua o açafrão.

Violeta

De sabor adocicado, é muito utilizada em sobremesas. Mas, fique atento. Há várias espécies de violeta. Antes de consumi-la é fundamental certificar-se de que a que você comprou é própria para consumo.


Conheça nossos Cursos Online da Área Floricultura:

Como Produzir Rosas
Como Produzir Crisântemos
Produção Comercial de Lírios, Gladíolos e Amaryllis

Fontes: que Paisagismo – auepaisagismo.com
Revista Casa e Jardim – revistacasaejardim.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você