Vacas righttech: o uso da tecnologia como auxílio na criação de gado

Colar criado por pesquisadores gaúchos oferece uma ferramenta tecnológica para auxiliar o criador a detectar se as vacas estão doentes ou no cio.

Vacas righttech

A criação e manejo de gados é uma atividade muito forte no Brasil, porém o controle da saúde e cio do animal é um verdadeiro desafio para a maioria dos criadores de vacas, principalmente os donos de grandes rebanhos.No entanto, a tecnologia pode ser uma ferramenta e tanto para auxiliá-los na hora de monitorar as atividades dos animais. Essa é a proposta da coleira C-Tech desenvolvida pelos irmãos Thiago e Leonardo Martins da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

A ideia de criar uma ferramenta para auxiliar o criador de gado e que utilizasse a tecnologia foi pensada pelos irmãos em 2009 quando eles desenvolviam uma pesquisa sobre ruminação bovina. Incentivados pelo professor Marcelo Cecim, Thiago e Leonardo começaram, então, a desenvolver um mecanismo que usasse parâmetros além da ruminação.

coleiras C-Tech

Os dados coletados por essa coleira são capazes de definir se a vaca encontra-se em ruminação, parada ou em repouso.

Assim surgiram as coleiras C-Tech que são colocadas no pescoço das vacas e, por meio de um sistema de sensores, registram e arquivam os dados sobre as atividades do animal por até 27 horas. Os dados coletados por essa coleira são capazes de definir se a vaca encontra-se em ruminação, parada ou em repouso. De acordo com o professor Cecim, quando a vaca diminui o processo de ruminação e encontra-se em ócio, pode indicar que o animal encontra-se doente e, caso aumente esse nível e os outros parâmetros diminuam, pode significar cio. Essas observações auxiliam o criador a saber quando seria necessário recorrer a um veterinário ou quando seria a melhor fase para a reprodução do gado. 

 

 Segundo o que conta o próprio Thiago Martins, “Estamos criando uma biblioteca sobre os sinais de cada doença. Já somos capazes, por exemplo, de reconhecer alterações comportamentais típicas de uma mastite em quatro ou cinco dias antes de a doença se manifestar”. Agora eles pretendem fortalecer suas atividades e expandir o mercado para todo o país.

Se você é um criador de gado e deseja saber mais sobre o controle e prevenção de doenças, a Universidade Online de Viçosa-UOV oferece o Curso Online Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos.


Por Rafaela Paiva
Fonte:Revista Globo Rural

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você