Aprenda a empreender

Muito mais do que ter uma boa ideia, é preciso saber executá-la

Empreendedor

Para muita gente, basta ter aquela ideia brilhante para se tornar um empreendedor de sucesso. De fato, é necessário ter essa ideia para empreender, mas o processo não para por aí: é preciso saber administrá-la e executá-la da melhor forma, para que ela possa, então “valer um milhão de dólares”.

Guilherme Magalhães, professor do Curso Online UOV Empreendedorismo e Inovação, explica que ao falar de empreendedorismo, é normal que as pessoas façam uma relação com empresas ou empresários e pensem que o empreendedor de sucesso possui o "dom" para os negócios. Nos dias atuais, o empreendedorismo é considerado uma carreira profissional.

A partir disso, fica fácil perceber que é possível aprender a empreender. Não é todo mundo que consegue ter uma boa ideia de novo negócio de forma espontânea, mas é possível utilizar algumas técnicas para que seja possível perceber vários negócios potenciais.

Para começo de conversa, você pode criar um brainstorming, que, em tradução livre, significa “tempestade de ideias”, e nada mais é do que o registro de todas as informações importantes que vão surgindo em sua cabeça:

- Em qualquer momento do seu dia, anote as ideias que surgirem;
- Discuta essas ideias com diferentes grupos para conseguir ampliar sua visão e verificar se a ideia é bem aceita ou não;
- Qualquer ideia é bem-vinda, até aquelas que pareçam absurdas;
- Direcione seu pensamento para problemas que você poderia resolver, e não em soluções.

Observação

Para ter boas ideias, em muitos casos, a melhor técnica é a observação. Basta olhar ao seu redor para identificar possibilidades. Como dito, não foque em inventar problemas, mas sim em resolver eles.

Você pode também pensar no que você odeia. Registre tudo o que te incomoda, pois muitos desses problemas têm potencial para se tornar um produto ou serviço, dado que sua insatisfação também pode ser compartilhada por outras pessoas.

O futuro

Paul Graham tem uma frase que se encaixa perfeitamente aqui: “Viva no futuro, então construa o que está faltando nele”. Basta projetar um futuro próximo – 3, 4, 5 anos – para que você comece a pensar em problemas que podem ser solucionados nele. Ainda, estar por dentro de tendências pode te ajudar nessa missão.

Pense fora da caixinha

Essa dica não diz respeito somente ao fato de se pensar dentro da sua área de atuação. Então, basta pensar em ideias de outras áreas que podem ser aplicadas na sua. Ainda, você pode dar uma cara mais “atual” para alguma ideia antiga. Em um exemplo prático, basta pensar no Uber: o transporte de pessoas feito em carros é algo antigo, mas alguém teve a ideia de promover esse transporte a partir de um aplicativo de celular.

Atualização

No fantástico mundo dos negócios, é preciso estar sempre atualizado para conseguir empreender uma boa ideia. Nessa sociedade moderna em que estamos, isso é ainda muito mais importante. De um dia para o outro os conceitos mudam e o que era útil mês passado pode não ser mais útil hoje. Então, é preciso estar atento e atualizado para identificar todas as possibilidades.

 


Conheça nossos Cursos Online da Área Gestão Empresarial:

Empreendedorismo e Inovação
Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores
Gestão de Projetos – PMBOK e Métodos Ágeis

Fonte: Endeavor – endeavor.org.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você