Artigos sobre a área Gestão Empresarial

Quais os requisitos necessários para um bom controle financeiro?

Quais os requisitos necessários para um bom controle financeiro?

Por volta dos anos trinta, as empresas passaram a adotar a filosofia do controle financeiro, associando-o não apenas ao aspecto financeiro, mas também a outras questões, tais como: produção, vendas, mão de obra, projetos e etc. A partir de então, os administradores se conscientizaram de que, para alcançarem os objetivos pré-fixados, principalmente aqueles de longo prazo, haveria necessidade de controles específicos que proporcionassem uma confrontação periódica entre o previsto e o realizado.

Alguns sinais de que você é uma pessoa bem-sucedida

Alguns sinais de que você é uma pessoa bem-sucedida

Por mais que estejamos bem-sucedidos na vida, tendemos, sempre, a não estarmos completamente satisfeitos com a situação que vivemos. Até certo ponto, isso é positivo, pois não causa a acomodação e, dessa forma, somos sempre impulsionados a buscar novas oportunidades e qualidade de vida. Entretanto, é preciso cuidado para não viver em uma constante frustração, sendo que, no geral, os motivos para insatisfação realmente são mínimos.

Soluções simples para aumentar a produtividade no trabalho

Soluções simples para aumentar a produtividade no trabalho

A produtividade pode ser entendida como o rendimento de um trabalho quantificado dentro de um prazo. Esse rendimento, quando eficiente, proporciona alta produtividade, ou seja, um número maior de resultados ou finalizações de processos e, quando não eficiente, caracteriza-se por um número baixo de resultados finais em relação a um determinado espaço de tempo.

3 dicas para abrir um negócio de sucesso

3 dicas para abrir um negócio de sucesso

A melhor estratégia para administrar uma empresa e conquistar mercados não está tão longe de ser alcançada. Porém, essa procura desafia os indivíduos, preocupados em controlar os seus custos, desenvolver produtos e serviços diferenciados com qualidade e menor preço.

Conheça um pouco mais sobre a Lei que pode ajudar no desenvolvimento de sua empresa

Conheça um pouco mais sobre a Lei que pode ajudar no desenvolvimento de sua empresa

O número de leis em vigor no nosso país é gigantesco, ultrapassando a casa dos 200 mil. Embora grande parte delas, torne a vida empresarial mais dispendiosa, algumas foram criadas justamente com o objetivo oposto, de modo que contribuem para o sucesso dos negócios, como é o caso da lei nº 11.196/05, a Lei do Bem, criada em 2005 com o objetivo de conceder incentivos fiscais a empresas privadas que se propõem a realizar pesquisas e desenvolver inovações tecnológicas.

Definição: o que é um plano de desenvolvimento?

Definição: o que é um plano de desenvolvimento?

No âmbito da administração municipal, um plano é, basicamente, um projeto. É um modelo pré-estabelecido que visa a realização de uma ação seguindo os procedimentos contidos nele. Também pode ser um conjunto de disposições necessárias para levar um projeto adiante.

Turnover: o problema da área comercial

Turnover: o problema da área comercial

Gegório Ventura, professor do Curso Online Gestão de Pessoas em Vendas, da Universidade Online de Viçosa – UOV, explica que “Turnover é um termo de origem inglesa que foi incorporado como parte do vocabulário da área de recursos humanos para referir-se à rotatividade de pessoas em uma empresa, isto é, à entrada e saída de funcionários devido a remanejamentos, substituições, demissões e contratações.”.

Como abrir uma microfranquia

Como abrir uma microfranquia

Abrir um empreendimento inédito do zero é uma tarefa muito árdua e arriscada, que despende tempo, estudo de mercado, criatividade, empreendedorismo, visibilidade, desenvolvimento da marca etc. Diante disso, a microfranquia possui vantagens, como a utilização de uma marca já conhecida e consolidada no mercado e o prévio desenvolvimento do know-how do negócio, lembrando sempre, é claro, que o franqueado não é o dono do negócio: ele responde ao franqueador.

Dicas de planejamento financeiro para micro e pequenas empresas

Dicas de planejamento financeiro para micro e pequenas empresas

É mais frequente do que se imagina encontrarmos pequenas e médias empresas que têm uma preocupação muito grande em criar novos produtos e serviços inovadores e deixam em segundo plano a organização financeira do empreendimento. Com isso, não existe um controle de caixa efetivo, que permite saber se todos os pagamentos estão corretos, nem um plano financeiro com objetivos, projeções e estratégias bem definidas, capazes de salvar a empresa durante crises no mercado ou na economia nacional.

Checklist básico para fidelizar seus clientes

Checklist básico para fidelizar seus clientes

Hélvio Tadeu Cury Prazeres garante que “Fidelizar o cliente é o segredo do sucesso para qualquer empresa que vende produtos e presta serviços.”. O mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório é professor do Curso Online Fidelização de Clientes, da Universidade Online de Viçosa – UOV.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você