Como contratar os melhores talentos para sua empresa

Na hora da contratação, é preciso escolher o melhor profissional para sua empresa

Contratação de funcionários

O fator humano é o maior responsável por mover a engrenagem de qualquer empresa. Por conta disso, acaba sendo vital selecionar os melhores talentos para integrar a equipe de funcionários, para que possam desenvolver suas capacidades e contribuir ao máximo para o sucesso da empresa onde trabalham.

O professor do Curso Online UOV Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1, Hélvio Tadeu, explica que equipes são pessoas que trabalham juntas por um objetivo comum, com maturidade, boa comunicação, bom uso do tempo, lidando de forma correta com os problemas da empresa, sendo, por isso, fundamental saber escolher as melhores pessoas para compor equipes de trabalho.

A variedade de personalidades e perfis profissionais permite a composição de um time diverso, com habilidades diferentes e que podem se complementar, o que é algo extremamente positivo. Também, é preciso seguir três premissas: o entendimento sobre a cultura da empresa, da missão de cada área de acordo com o objetivo do negócio e dos objetivos e papeis esperados de cada funcionário.

Confira a seguir algumas dicas para contratar os melhores talentos para sua equipe de trabalho:

Capacidade

Em primeiro lugar, é preciso saber se o funcionário contratado conseguirá preencher o vazio que a empresa possui, isto é, se ele possui experiência e capacidade para resolver todos os possíveis problemas da sua nova função. Deixe claro para ele qual a real finalidade de seu cargo, possíveis dificuldades e desafios.

Conhecimento

É preciso questionar o candidato a fim de avaliar suas reais competências. Avalie se experiências anteriores poderão contribuir para a sua nova função, bem como a forma com que ele responde a situações práticas, como é sua autoavaliação e como aplica todo o conhecimento e técnica que ele acumulou ao longo de sua experiência profissional.

Objetivo

Seu candidato está chegando agora mas já quer “sentar na janelinha” ou deseja dirigir o ônibus? Em outras palavras, deve-se verificar se o candidato quer apenas prestígio com seu novo emprego ou se possui grandes ambições profissionais que possam ajudar a empresa. O sucesso de equipes de trabalho depende da atuação de todos os profissionais envolvidos nela.

Trabalho em equipe

Obviamente, para trabalhar em equipe, o candidato precisa ter capacidade para isso. É importante avaliar se ele se sente prepotente, ao ponto de querer resolver tudo sozinho, ou se deseja se somar a outros talentos. Obviamente, um funcionário proativo é importante, mas ele precisa entender que também precisará trabalhar em equipe e atuará junto a outras pessoas.

Curiosidade

O profissional “curioso” é muito importante para empresas. Mas, curiosidade no sentido de estar sempre em busca de novos conhecimentos, de fazer sempre perguntas sobre as etapas durante um processo, de se capacitar e estar atento a todas as novidades que possam surgir em sua área de atuação.




Conheça nossos Cursos Online da Área Gestão Empresarial:

Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1
Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 2
Como Administrar Pequenas Empresas

Fonte: MSN Dinheiro – msn.com/pt-br/dinheiro
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você