Como fazer uma boa administração financeira

Quando há uma boa administração financeira, o capital próprio da empresa aumenta significativamente

Como fazer uma boa administração financeira

“A administração financeira, popularmente conhecida como finanças, envolve os indicadores financeiros da empresa e tem ligação direta com a contabilidade, a economia e o desdobramento do mercado. Por meio de análises feitas sobre os números, a gestão financeira pode redirecionar as prioridades de investimento da empresa, mudando o destino do capital aplicado”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso Online UOV Administração Financeira na Pequena Empresa.

Quando há uma boa administração financeira, o capital próprio da empresa aumenta, a aplicação do capital de giro ocorre com maior eficiência e a rentabilidade do capital investido é muito mais satisfatória. Além disso, os ingressos e desembolsos de caixa permanecem em equilíbrio, assim como ocorre estabilidade nos prazos de recebimentos e pagamentos. Sem falar que a empresa tem crédito garantido junto aos bancos.


Mas como fazer uma boa administração financeira?


Conhecimento

Conhecer tudo sobre finanças é primordial para a boa saúde financeira da empresa. Isso requer estudo mais aprofundado sobre o assunto, principalmente em nível superior. Para a boa gestão dos negócios, o empreendedor deve buscar contínua atualização e reciclagem profissional. É preciso acompanhar as tendências do mercado, além de conhecer as metodologias mais inovadoras e avançadas sobre finanças. Acompanhar as indicações de profissionais com as expertises necessárias é de suma importância para quem não quer ficar para trás. O conhecimento é o principal instrumento para o sucesso.


Planejamento

Para gerir bem as finanças, o planejamento estratégico é essencial. Para isso, é preciso traçar metas para curto, médio e longo prazos. Deve-se projetar os resultados para todas as etapas. Assim torna-se mais fácil alinhar as ações, caso algo não saia como o esperado. Projetos e planos devem ser criteriosamente analisados e bem estruturados. A organização das etapas é essencial para que os resultados sejam cada vez melhores.


Organização

Para administrar bem as finanças, o empreendedor deve ser organizado e saber delegar funções. Principalmente porque, no mundo dos negócios, são inúmeras as demandas a serem cumpridas. Felizmente, há excelentes ferramentas que ajudam o empresário no gerenciamento financeiro, como os softwares de gestão financeira. Por meio deles, é possível inserir informações vitais para a empresa, com segurança e precisão. Basta acessar o programa que todos os dados estarão à disposição para consulta imediata.


Controle

As finanças da empresa devem passar por rigoroso controle. Isso deve ser feito não apenas diariamente, como também semanalmente e mensalmente. Dessa forma, se houver qualquer imprevisto, torna-se mais fácil ajustar os números de acordo com a atual realidade da empresa.


Conheça os Cursos Online UOV da Área Gestão Empresarial.

Fonte: azienda.com.br

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você