Dicas de administração para o seu negócio

A administração do seu negócio é um desafio para qualquer empreendedor

Administração

O gerenciamento de qualquer negócio requer muita dedicação e responsabilidade. Administrar é uma tarefa difícil e, no dia a dia da empresa, os desafios aparecem a todo o tempo. Motivar a equipe de trabalho, encontrar formas de reduzir despesas e aumentar o lucro, controlar o estoque e satisfazer às necessidades do cliente são alguns desses desafios.

Hélvio Tadeu, professor do Curso Online UOV Como Administrar Pequenas Empresas, alerta que administrar uma empresa é saber decidir e fazer acontecer, mas para administrar uma pequena empresa com sabedoria, o empreendedor deverá estar apto a desenvolver algumas estratégias, tais como planejamento das atividades a serem desenvolvidas na empresa, escolha do ponto comercial para o funcionamento da empresa, análise completa da concorrência e do mercado, entre outras.

Em se tratando de gestão, é comum que muitos empreendedores tenham dúvidas e não saibam como agir em determinadas situações. E, a má notícia é que não há uma fórmula exata para isso. Existem algumas dicas de gestão que podem auxiliar na tomada de decisões financeiras e estratégicas para realizar uma boa administração.

Confira algumas dicas de administração para o seu negócio:

Seja organizado

A organização é algo fundamental e deve fazer parte da rotina de qualquer administrador, ainda que o dia seja turbulento. Na falta dela, informações e ações importantes podem passar despercebidas, assim como alguns compromissos. Para que isso não fuja do seu controle, torne a organização uma regra diária que não permite exceções.

Invista na informatização da empresa

O papel já é algo obsoleto, por, além de desperdício, ocupar espaço e exigir tempo para organização. Informatize todos os dados de sua empresa, par que os processos do seu negócio não se atrasem. Será possível controlar vendas, pedidos e outras informações com mais facilidade e agilidade.

Use um bom sistema de gestão financeira

Para otimizar as finanças, o primeiro passo deve ser dado na direção de organizá-las. Há no mercado softwares que facilitam o registro e permitem uma visualização mais fácil de todos esses dados. Com essa ferramenta será possível controlar fluxo de caixa bem como acessar gráficos e relatórios sobre a real situação financeira de sua empresa.

Seja realista

Para lidar com os dados da sua empresa, é fundamental que eles sejam reais. Por exemplo, para calcular qual o valor a ser reservado para os próximos meses, adicione um valor um pouco maior do que o necessário, pois isso fará com que as chances de contrair dívidas, caso haja algum imprevisto no pagamento, sejam menores.

Motive e treine sua equipe

Os colaboradores são fundamentais para o funcionamento de qualquer empresa. Para isso, você poderá investir em treinamentos que aprimorem as habilidades profissionais de cada um. Dessa forma, sua equipe estará mais preparada e integrada para a realização do seu trabalho, o que tornará mais fácil delegar tarefas e otimizar o tempo.



Conheça nossos Cursos Online da Área Gestão Empresarial:

Como Administrar Pequenas Empresas
Como Administrar Estoque e Almoxarifado
Administração Financeira na Pequena Empresa

Fonte: Sage Blog – blog.sage.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você