O e-commerce e a mudança das características de compra

Seja na venda física ou através do e-commerce, para vender é preciso se reinventar no mercado e compreender do que os consumidores precisam

E-commerce

Atualmente é parte da rotina dos consumidores, cada vez mais conectados ao mundo virtual, realizar compras online. Assim, é possível comprar de forma fácil e prática, comparando o preço e as especificações do produto em tempo real. Dessa maneira, o varejo físico começa a buscar estratégias multicanais para se aproximarem mais dos clientes.

O professor Gregório Ventura, do Curso Online UOV Planejamento e Organização de Vendas, afirma que os consumidores vêm optando cada vez mais pela compra virtual, que facilita a comparação entre produtos e preços e proporciona, em muitos casos, uma melhor experiência de compra.

Para vender, é preciso se reinventar no mercado e compreender do que os consumidores precisam. Vender vai desde facilitar a busca pelo produtos, incorporar preços e avaliações até o relacionamento com o cliente e a interação com eles. Boa qualidade de atendimento é uma vantagem do ponto de venda físico em relação às vendas online.

Assim, lojas físicas devem ampliar sua divulgação nos meios digitais, buscando redes sociais, blogs, sites e e-mail marketing. Melhorando sua presença digital, a experiência com os clientes pode melhorar.

Os varejistas que querem expandir seu negócio no e-commerce devem apostar em tecnologias que facilitem o novo modelo para os consumidores, para os gestores das lojas e vendedores. Assim, é possível oferecer uma espécie de vitrine virtual que proporciona um atendimento diferenciado no ponto de venda físico, fugindo dos modelos convencionais de compra e surpreendendo os clientes nos pequenos detalhes. 

A opção da vitrine virtual nas lojas físicas facilita a busca do cliente pelos produtos, bem como apresenta os preços e especificações, não sendo necessário chamar os funcionários das lojas para pedir informações sobre os produtos. Também é possível colocar um caixa em que o cliente registre seu produto e pague via cartão de crédito ou débito, não sendo necessário conversar ou pagar para algum funcionário. O autoatendimento está em alta em vários setores, e muitos clientes preferem não ter que perguntar.

O processo também será facilitado para os vendedores, caso estes sejam chamados. A compra será mais dinâmica, visto que o funcionário já terá informações sobre estoques, sobre o produto, entre outras, podendo ir direto ao pagamento.

Outra alternativa para adequar-se às novas tecnologias é usar o QR Code. Com ele, é possível escolher o produto e compra-lo com um clique. Os painéis exibem as imagens das mercadorias, o cliente faz sua escolha e posiciona seu celular em frente ao código. Assim, ele é direcionado à loja virtual da empresa e o pagamento é feito automaticamente pelo cartão de crédito salvo no aparelho celular. O produto pode ser entregue horas depois ou retirado em algum ponto cadastrado.

As vitrines virtuais podem ser implementadas em diversos setores, desde pequenas lojas a espaços de grande circulação, como shoppings, aeroportos e supermercados. No Brasil, o supermercado Pão de Açúcar e a Submarino já investiram na nova tecnologia.

Ambientes mais integrados e tecnológicos proporcionam vendas mais estratégicas e evidenciam que o mercado está se reformulando e inovando cada vez mais. As empresas começam a repensar a relação entre as lojas e os clientes, identificando novas oportunidades de fidelizarem seus consumidores e atraírem novos.


Confira nossos Cursos Online da Área de Gestão Empresarial:

Curso Online Planejamento e Organização de Vendas
Marketing e Merchandising - Estratégias Mercadológicas de Vendas
Curso Online Marketing para Pequenas Empresas


Fonte: TOTVS – totvs.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você