Qual a importância pessoal e profissional de saber negociar?

Mesmo sem perceber, diariamente estamos negociando com outra pessoa

Processo de negociação

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, saber negociar não é um dom, é um aprendizado. De fato, algumas pessoas têm mais facilidade do que outras para a negociação, porém, qualquer pessoa é capaz de se tornar um bom negociador. Se pararmos para pensar, a negociação está presente em grande parte das interações no nosso dia a dia.

Nelson Maciel e Raquel Carneiro, professores do Curso Online UOV Negociação – Técnicas e Estratégias de Sucesso, destacam que negociar é uma das habilidades mais importantes para o sucesso na vida pessoal, financeira e profissional. Em uma negociação, busca-se principalmente alcançar objetivos definidos em situações de divergências de ideias, interesses e posições. Negociar faz parte do nosso dia a dia, seja no trabalho ou no relacionamento com a família, os amigos e os colegas.

Por ser feita de forma tão natural, a prática de negociação muitas vezes nem é percebida. Quando conversamos com amigos para decidir qual lugar ir em um sábado à noite, quando combinamos com os familiares quem fará cada tarefa doméstica ou dividimos as obrigações com os colegas de trabalho, por exemplo, estamos negociando.

A negociação nada mais é do que um processo de persuasão e de tomada de decisões entre duas ou mais pessoas que buscam a solução de um problema em comum ou a barganha sobre algo. A partir do momento em que compreendemos esse conceito, fica mais fácil trabalhar com a negociação a nosso favor, sobretudo porque há técnicas para isso.

A grande trunfo de um bom negociador é saber usar toda essa metodologia com a finalidade de criar ou reivindicar valor em meio a processos, comerciais ou pessoais, especialmente pela competitividade, que está cada vez maior no mundo todo. Praticá-la regularmente é fundamental, inclusive para evitar conflitos.

Além de todas as técnicas e métodos para realizar uma boa negociação, é preciso entender antes que, para que haja sucesso em qualquer negociação, é vital que haja transparência. Só quando se coloca o interesse de todos os envolvidos em voga, é possível obter um resultado máximo para todas as partes que estão negociando.

Também deve-se fazer um bom planejamento. A partir dele, um bom negociador consegue aprender mais sobre a pessoa com quem negociará e definir previamente quais são os objetivos e quais os limites que podem ser atingidos no processo.

Ouvir atentamente também é crucial. E isso significa ouvir atentando-se para as necessidades, objetivos e posições do outro. Além de identificar oportunidades, é possível argumentar para dar soluções criativas e objetivos, que podem superar as expectativas criadas anteriormente.

Aprender a negociar com técnica e respeito ao outro nos torna capaz de trabalhar todas as informações de maneira mais fácil e direta. No faz, também, capaz de saber argumentar, de se posicionar e de apresentar as melhores opções. Quem consegue atingir todos esses pontos naturalmente, consegue, também, realizar todas as expectativas e obter um resultado extremamente positivo.

Em resumo, negociar nada mais é do que técnica, treino, estudo. É um conjunto de habilidades que podem ser trabalhadas em favor próprio e do outro, seja em casa, nas amizades, no ambiente de trabalho ou em qualquer outro lugar.


Conheça nossos Cursos Online da Área Gestão Empresarial:


Negociação – Técnicas e Estratégias de Sucesso
Administração Financeira na Pequena Empresa
Matemática Financeira

Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você