Aprenda a plantar acelga

Confira algumas informações para quem deseja iniciar o plantio de acelga

Acelga roxa

A acelga é uma planta que possui tradição de cultivo desde a segunda metade do século XVIII. Antigamente era muito usada em sopas e foi, possivelmente, uma das plantas trazidas pelos portugueses para se aclimatar ao ambiente tropical. Ainda que prefira temperaturas amenas, a acelga consegue ser cultivada em regiões com temperaturas mais elevadas.

João Tessarioli Neto, professor do Curso Online UOV Horta Caseira – Implantação e Cultivo, exalta a acelga e suas propriedades nutricionais, pois esse vegetal folhoso é extremamente saudável e contém propriedades medicinais que contribuem para um bom funcionamento do nosso corpo.

Trata-se de uma planta de fácil cultivo, uma vez que não exige muita experiência e pode ser plantada em pouco espaço. Para produtores que desejam aumentar a sua renda, a venda de acelga é uma excelente opção. Embora ainda seja confundida com a couve-chinesa, os brasileiros são bastante apreciadores dessa folhosa.

Suas folhas evoluem do verde claro ao escuro. O talo branco é mais comum, mas há versões em vermelho, rosa (foto) e amarelo, sendo utilizada para ornamentação de pratos de alta gastronomia. Por ser uma planta de desenvolvimento rápido, é muito cultivada para consumo, seja em saladas, refogados, sopas, recheios de tortas, entre outros.

Pronto para iniciar o cultivo de acelga? Preste atenção nessas etapas:

Início

As sementes podem ser facilmente adquiridas em lojas de produtos agropecuários e será muito mais comum encontrar as de talo branco. As de talo colorido precisam de um pouco mais de busca e são mais raras.

Ambiente

Ambientes com temperaturas amenas, que variem entre 18 e 20°C são os mais indicados, ainda que, como mencionado, a planta suporte o cultivo e áreas mais quentes. O frio favorece o pendoamento precoce, por isso é preciso estar atento ao cultivo durante o inverno. Pode ser cultivada na sombra por exigir pouca luminosidade.

Propagação

É realizada por sementes em bandeja, que atingem o ponto para transplante em cerca de 20 dias, quando apresentam de cinco a seis folhas e aproximadamente 15 cm de altura.

Plantio

Geralmente é feito em canteiros com preferência de solos com textura média, que têm boa drenagem e capacidade de retenção de água, além de rico em matéria orgânica. A acelga gosta de umidade e por isso é importante manter o solo sempre irrigado, mas, sem encharcá-lo.

Espaçamento

Nas linhas, as mudas podem estar espaçadas de 60 a 75 cm. Entre as plantas, recomenda-se 20cm.

Produção

Dois meses após o plantio, a acelga começa a produzir. A colheita pode ser feita de forma escalonada, ao longo de dois a três meses durante a safra. Faça cortes na base dos talos de forma manual.


Conheça nossos Cursos Online da Área Horticultura:

Horta Caseira – Implantação e Cultivo
Cultivo de Pepino em Estufa
Cultivo de Tomate em Estufa

Fonte: Raphael Augusto de Castro e Melo para Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você